Governo do Pará celebra Dia Internacional da Educação com avanços inquestionáveis e resultados históricos
Construção de creches, reconstrução de escolas, valorização de estudantes e professores e o crescimento histórico no Ideb são alguns dos resultados do Estado, que já investiu mais de R$ 800 milhões em educação
O Dia Internacional da Educação é celebrado nesta sexta-feira (24) e o Governo do Pará comemora a data contabilizando avanços e resultados históricos na educação pública do estado. Desde 2019 já foram investidos mais de R$ 800 milhões em educação, são creches entregues, escolas reconstruídas, valorização e reconhecimento de professores e estudantes por meio de programas e ações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Tanto investimento tem resultado em conquistas inquestionáveis e históricas, como por exemplo, o crescimento do Pará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, de onde saiu da 26ª para a 6ª colocação no ranking nacional; o melhor desempenho da região Norte na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, com 295 notas acima de 950 pontos; ou mesmo a valorização dos professores com o pagamento do melhor salário médio do país, no valor de R$ 11.447,48, 250% maior que o piso médio nacional.
O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, destacou os avanços da educação paraense. "Temos avançado muito na educação do Pará nos últimos anos. Valorizamos nossos professores com o maior salário médio do Brasil e o maior salário inicial, 250% maior do que o piso nacional, investimentos em bonificação com o Escola que Transforma, lançamos programas importantes para a gestão escolar como o Dinheiro na Escola Paraense e até mesmo o Bora Estudar, que reconhece e valoriza estudantes com R$10 mil reais em crédito moradia. Essas e outras inúmeras ações e conquistas, como o maior crescimento na história do Ideb no Brasil, são a prova de que educação é uma prioridade no Pará e de que estamos, juntos, no caminho para colocá-la onde deve estar: em destaque, como referência", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
Ensino e ambiente escolar de qualidade - O compromisso do Estado com a educação pública começa desde a primeira infância. Por meio do Programa Creches Por Todo o Pará, quatro unidades foram entregues e mais 80 estão em obras atualmente. A iniciativa inédita tem como meta beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social. Com capacidade para 200 crianças, de 0 a 5 anos, as unidades de educação infantil permitirão o desenvolvimento educacional dos pequenos e uma estrutura acolhedora, segura e de qualidade. Com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca, mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado.
“Temos um espaço bem estruturado e que proporciona um ambiente de qualidade aos professores e alunos. A criança se sente muito mais acolhida, porque esse espaço está preparado para ela, então ela sabe que tem uma brinquedoteca, sala de vídeo, um espaço amplo para se desenvolver. E o professor, no princípio de que a criança é protagonista do seu desenvolvimento, aproveita todo o espaço, toda essa estrutura para planejar, para fazer com que essa criança se desenvolva melhor e construa seu conhecimento”, comenta Leila Costa, coordenadora do Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) Professor Orlando Bitar, a primeira unidade do Creches Por Todo o Pará entregue pelo Governo em Belém.
Partindo para as escolas de ensino fundamental e médio, o Estado já entregou 157 unidades reconstruídas e/ou ampliadas e outras 156 estão em construção em todo o território paraense, o que beneficia mais de 500 mil estudantes e cerca de 30 mil servidores.
Além de infraestrutura e ensino de qualidade, a comunidade escolar segue sendo valorizada por meio de programas de reconhecimento de estudantes, como o Bora Estudar, que que premia com cheques de R$ 10 mil àqueles que obtiveram notas a partir de 900 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou tiveram melhor desempenho em sala de aula, ao todo, 19 mil estudantes já foram contemplados.
Por meio do programa, o melhor estudante de cada turma tem seu esforço e dedicação reconhecidos e pode mudar a vida da família utilizando o cheque para construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de suas casas. Inédito no país, o Bora Estudar é a maior iniciativa de bonificação e reconhecimento para estudantes do Brasil.
Contemplada pelo programa, a estudante Karla Vitoria de Souza Santos, da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Ribeiro Mota, localizada no município de Xinguara, reforça o impacto do Bora Estudar na sua vida. “Saber que esse meu esforço foi visto por nosso governo estadual, que investiu na educação e teve a iniciativa de criar o Programa Bora Estudar é muito bom, uma sensação única. Acredito que, assim como eu, alunos que se esforçaram e deram o seu melhor se sentem privilegiados por tal reconhecimento. Com o cheque de R$ 10 mil todos os premiados têm a oportunidade de melhorar suas moradias. Através disso, demais alunos serão incentivados, e acredito que irão se esforçar mais.”
Valorização - As ações do Governo do Pará para valorização dos professores é notória. O Estado paga o melhor salário médio do país, no valor de R$ 11.447,48, 250% maior que o piso médio nacional. Desde 2019 há uma crescente: o piso saiu de R$ 3.645,25 para R$ 8.289,89 em 2024. Outra iniciativa de reconhecimento e valorização dos servidores da rede estadual de ensino é o programa “Escola que Transforma” que, a depender do alcance das metas estabelecidas pela Seduc no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), recebem até 3,5 salários, um investimento total de R$ 373 milhões.
Alfabetização na idade certa - Por meio de políticas públicas e com olhar sensível à educação, o Governo do Pará tem fortalecido ações que garantem ensino de qualidade desde a primeira infância com o programa Alfabetiza Pará, que assegura que até o 2º ano do Ensino Fundamental, todos os estudantes saibam ler e escrever.
Em 2024, o Pará mais que dobrou o número de crianças leitoras. Na primeira avaliação censitária de alfabetização, apresentada pelo Governo Federal em maio do ano passado, o Ministério da Educação (MEC) apresentou os avanços expressivos que o Pará alcançou na educação básica. Em menos de seis meses, o Estado cumpriu a meta de alfabetização do ano de 2024 que era de 37% e foi além alcançando 48%. Com o marco, o Pará figurou entre os seis Estados que mais evoluíram positivamente os índices de alfabetização em relação a 2019, período anterior à pandemia da Covid-19. Por este trabalho, o programa conquistou ouro no “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, do Ministério da Educação (MEC).
Aumento de Escolas de Tempo Integral - Nos últimos anos, o Estado vive uma transformação significativa na área educacional, especialmente com a expansão do Ensino Integral, ferramenta estratégica para melhorar a qualidade do processo de aprendizagem, contribuindo para manter o aluno em sala de aula. Para 2025, a Seduc efetivou mais 49 unidades que adotaram o Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 162 escolas com esse modelo pedagógico, superando em mais de cinco vezes o número dessas instituições na rede pública estadual de ensino.
Além do aumento no número de escolas, o impacto dessa expansão é claramente visível no crescimento das matrículas. Em 2018, as escolas na modalidade integral no Pará atendiam 6 mil alunos; em 2025 houve um salto para 48 mil matrículas, um aumento oito vezes maior na capacidade de atendimento. Um resultado que reflete o compromisso do Estado em proporcionar mais oportunidades aos estudantes, com o acesso a uma educação integral de qualidade.
“A ampliação de escolas em Tempo Integral é uma grande prioridade para o Governo do Pará. Esse é um modelo que melhora muito o aprendizado dos novos estudantes, garantindo maiores oportunidades de desenvolvimento pessoal e realização de seus projetos de vida. Não é só ter mais tempo na escola, é contar com um suporte pedagógico robusto, com milhares de projetos, clubes e outras ações que potencializam o processo de ensino. Além disso, os estudantes do ensino integral geram maiores vínculos com a escola, o corpo docente e outros estudantes, fortalecendo o pertencimento e, consequentemente, aprendendo mais. O aumento de escolas e vagas no tempo integral se dá com base no dever de garantir que políticas públicas excepcionais como essa não sejam exclusividade de alguns. Ela precisa ser para todos. Hoje, atendemos mais 42 mil estudantes em relação a 2018. Estamos trabalhando para ampliarmos ainda mais esse número”, destacou o secretário de Educação.
Autonomia – Outra estratégia do Estado é o Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep). Criado em 2023, a iniciativa fortalece a autonomia necessária para o bom funcionamento das unidades escolares já que, por meio do programa, as escolas são capazes de transformar suas realidades a partir das necessidades particulares de cada uma. Desde sua implementação, o programa já soma um investimento de mais de R$ 137 milhões para melhoria do ambiente escolar das escolas estaduais em todo o Pará.
Política de Educação Ambiental - Idealizada pela Seduc, a Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima promove a preservação e a coexistência ambiental por meio da educação, principal agente de transformação social. A iniciativa faz parte das ações do Governo do Estado desenvolvidas para a proteção da Floresta Amazônica, que inclusive servirá de referência para o mundo em 2025 ao sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30).
Desde o início do ano letivo de 2024, todos os estudantes da rede estadual de ensino do Pará, contam com o componente curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima de forma obrigatória para todas as etapas de ensino, ou seja, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.