Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JANEIRO BRANCO

Centro de Hemodiálise do HGT oferece suporte à saúde emocional

O Centro para tratamento de pacientes renais crônicos foi o décimo entregue pelo governador Helder Barbalho, em dezembro de 2024

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
23/01/2025 17h23

O Centro de Hemodiálise do Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, oferece aos pacientes renais crônicos tratamento especializado e suporte psicológico no enfrentamento aos desafios emocionais associados à terapia dialítica.

De acordo com a psicólogo Ícaro Mercides, o suporte psicológico para pacientes em tratamento dialítico é essencial para ajudar a lidar com os impactos emocionais decorrentes da rotina de sessões. Ele destaca a importância de acolher as demandas subjetivas dos pacientes, considerando a natureza crônica e desgastante da terapia.

O Centro garante o suporte psicológico para enfrentar a rotina do tratamento renal

“Os pacientes em tratamento dialítico enfrentam mudanças significativas em suas rotinas, o que pode gerar ansiedade, depressão, baixa autoestima e problemas associados à adaptação social. O acompanhamento psicológico visa fortalecer o enfrentamento desses desafios, de forma a promover melhora na  qualidade de vida”, explica a profissional.

O Centro de Hemodiálise é referência no cuidado integral dos pacientes e para profissionais especializados em nefrologia. Também oferece suporte emocional com psicólogos, que auxiliam os usuários na adaptação ao tratamento. O Centro de Hemodiálise foi o décimo entregue pelo governador Helder Barbalho, em dezembro de 2024.

Superação - O paciente Joelson Paiva, 45 anos, morador da Vila Turi-Açu, na zona rural de Tailândia, a 65 km da sede municipal, compartilhou a importância do suporte emocional oferecido pelo Centro de Hemodiálise, gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

“É muito importante termos o acompanhamento do psicólogo para avaliar como estamos emocionalmente. Durante as sessões, ele faz perguntas que buscam entender como está nossa vida em todas as áreas, como estamos nos sentindo, como estamos lidando com a rotina de hemodiálise. Esse acompanhamento nos ajuda muito, porque ele sempre busca saber como estamos em casa e como estamos lidando com tudo”, relatou Joelson.

Ele também destacou como a entrega do Centro de Hemodiálise em Tailândia mudou sua rotina, eliminando a necessidade de viagens para Belém. “Antes, enfrentávamos uma dificuldade muito grande. Precisávamos acordar às 3h da manhã, três vezes por semana, e só voltávamos para casa à noite. Agora, com o tratamento aqui em Tailândia, foi uma mudança radical; da água para o vinho. Hoje, faço meu tratamento perto de casa e, por volta das 11h, já estou almoçando com minha família, com mais tempo para estar com eles”, disse o paciente, que faz três sessões por semana no Centro.

Referência - O Centro de Hemodiálise do HGT conta com salas de observação, consultório médico e sala de hemodiálise com 20 cadeiras, para realização de sessões em três turnos.

O diretor Executivo do HGT, Eduardo Pereira, reforça o papel do Centro na ampliação do atendimento especializado na região. “Nosso compromisso é oferecer um atendimento humanizado, que compreenda não apenas o tratamento físico, mas também os aspectos emocionais que envolvem os pacientes e suas famílias”, ressaltou o gestor.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a doença renal crônica, caracterizada pela perda gradual das funções renais, pode ter impacto na saúde mental dos pacientes, resultando em transtornos de ansiedade e depressão. Com essa abordagem integrada, o Centro de Hemodiálise do HGT se posiciona como uma referência no cuidado com pacientes renais crônicos, unindo tratamento clínico e suporte psicológico, em consonância com a proposta do 'Janeiro Branco', de valorizar a saúde mental.

O HGT mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, seis dos quais adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 99395-4813.