Ideflor-Bio e Cosanpa alinham estratégias conjuntas no Parque Estadual do Utinga
O encontro alinhou ações para a manutenção da linha de transmissão de energia elétrica que atravessa a área da Unidade de Conservação (UC), de responsabilidade da Cosanpa
Dirigentes do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) e da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) se reuniram, na quarta-feira (22), para tratar de ações conjuntas no Parque Estadual do Utinga, em Belém. O encontro teve como foco principal o alinhamento de estratégias para a manutenção da linha de transmissão de energia elétrica que atravessa a área da Unidade de Conservação (UC), de responsabilidade da Cosanpa.
A manutenção inclui podas preventivas e corretivas na faixa de servidão da linha de transmissão, que é fundamental para garantir a segurança energética e o pleno funcionamento do Complexo Bolonha. O complexo abrange os lagos Bolonha e Água Preta, é responsável por cerca de 60% do abastecimento de água da Região Metropolitana de Belém. Esse trabalho de manutenção é necessário para evitar impactos à biodiversidade e ao fornecimento de água à população.
Criado com o objetivo de assegurar a potabilidade dos mananciais, recuperar áreas degradadas e ampliar a vida útil dos lagos, o Parque Estadual do Utinga é uma das maiores UCs em áreas metropolitanas no Brasil. A preservação de seus recursos naturais é considerada essencial não apenas para a sustentabilidade ambiental, mas também para a qualidade de vida de aproximadamente dois milhões de habitantes.
Equilíbrio - “O Ideflor-Bio está comprometido em encontrar soluções que preservem o equilíbrio ambiental do Parque, sem comprometer a segurança hídrica e energética da Região Metropolitana de Belém. Este diálogo com a Cosanpa reforça nossa missão de gestão integrada e sustentável”, afirmou o presidente do Instituto, Nilson Pinto.
O encontro reforçou a importância da cooperação entre as instituições, garantindo que ações de infraestrutura, como as podas de vegetação, sejam realizadas de forma sustentável e respeitem os objetivos de conservação do Parque. Outras reuniões estão previstas para o monitoramento contínuo das ações conjuntas e para a consolidação de estratégias que garantam a preservação ambiental e a segurança operacional do local.
Participaram da reunião, pelo Ideflor-Bio, o assessor técnico da Presidência, Thiago Valente; o diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação, Ellivelton Carvalho; o gerente da Região Administrativa de Belém, Júlio Meyer; e o procurador-chefe do Instituto, Benilson Costa. Pela Cosanpa, estiveram presentes o diretor de Operação, Antonio Crisóstomo; o procurador Gisleno Cruz; e os representantes da Diretoria de Operação, Ronald da Silva e Patrícia Costa.