Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE
English Version

Seplad conquista primeiro lugar na Gincana Solidária de Doação de Sangue, promovida pelo Hemopa

Ao todo, 37 servidores da Seplad participaram da gincana e realizaram as doações, possibilitando que vidas sejam salvas

Por Governo do Pará (SECOM)
25/11/2025 15h50

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) foi certificada, nesta terça-feira (25), pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), com o primeiro lugar na categoria Instituição Estadual, durante a 8ª Gincana Solidária de Doação de Sangue.

Na ocasião, o certificado de reconhecimento foi entregue à analista de Gestão Pública da Seplad, Maricelia Pinheiro, pelo presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, na sede da instituição, em Belém.

“Gostaria de agradecer a todos os servidores da Seplad, incluindo os colaboradores, estagiários e terceirizados, que mais uma vez participaram ativamente de uma ação tão fundamental como a Gincana Solidária do Hemopa. Desde 2020, a Seplad tem se empenhado nessa iniciativa de doação de sangue e, com muito orgulho, já conquistou o primeiro lugar por cinco vezes. Neste ano, somamos 37 doadores, mesmo diante dos desafios enfrentados com a realização da COP30 e o processo de mudança para o novo prédio, o que acabou impedindo a participação de alguns grupos. Ainda assim, o comprometimento dos nossos servidores continua sendo o grande motor que impulsiona essas campanhas, garantindo o sucesso de mais um ato de solidariedade”, destacou Maricelia Pinheiro.

Ao todo, 37 servidores da Seplad participaram da gincana e realizaram as doações, possibilitando que vidas sejam salvas.

Com o tema “Na COP30, Sustente a Vida. Doe Sangue”, a iniciativa do Hemopa teve como objetivo sensibilizar e mobilizar servidores, colaboradores, usuários e prestadores de serviço de todas as secretarias para o ato de doar.

"São 61 anos dedicados à causa da doação de sangue, uma ação extremamente relevante para o nosso País. Hoje, celebramos verdadeiramente os nossos parceiros, os doadores, os cidadãos comuns que vêm até aqui e realizam esse gesto de solidariedade. Mas, além da celebração e do agradecimento, este momento também representa o compromisso de manter viva a importância da doação, reforçando a divulgação desse ato tão essencial. Esse esforço tem se refletido nos resultados da Fundação, com um aumento anual de cerca de 10% na participação de doadores em todo o Estado do Pará. A ampliação das campanhas externas tem permitido alcançar municípios que nunca haviam recebido ações de doação de sangue. Hoje, estamos cada vez mais presentes em diversas regiões do estado, com a população participando de forma efetiva. Estamos aqui para celebrar, agradecer e, acima de tudo, estimular ainda mais a cultura da doação de sangue no Pará. Essa é uma das nossas maiores missões", destacou Paulo Bezerra.

O Hemopa convidou os órgãos públicos estaduais a integrarem essa corrente do bem e, para contabilizar os pontos da gincana, cada instituição recebeu um código exclusivo no cadastro de doadores, permitindo identificar e somar as bolsas de sangue doadas por seus participantes.

“Sendo doadora há muitos anos, reconheço a grande importância desse ato. É um ato nobre e louvável, que deveria mobilizar mais pessoas. Acompanhar de perto a necessidade de doação da minha mãe reforçou minha convicção. Sinto-me honrada em ser voluntária e, por intermédio da secretaria, continuo engajada nas campanhas de doação. A premiação da Seplad é gratificante e motivo de orgulho para todos nós servidores”, contou a servidora da Seplad, Maria de Jesus. 

A iniciativa evidencia o engajamento da Seplad na mobilização para a campanha e contribui para o fortalecimento dos estoques de sangue do Hemopa. A ação também destaca a relevância da doação de sangue, prática essencial para atender às demandas da rede pública de saúde e garantir suporte contínuo aos serviços hospitalares em todo o Estado.

Texto: Bianca Rocha, com colaboração de Ingrid Bandeira.