Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIDADE URBANA
English Version

BRT Metropolitano amplia linhas ativas e chega a Santa Bárbara e Castanhal

UFPA, Júlia Seffer, Murinin e São Brás também recebem novas opções de transporte

Por Dayane Baía (ARCON)
25/11/2025 15h52

O BRT Metropolitano avança com a implantação gradual de novas linhas nesta terça-feira (25). Os municípios de Castanhal, Santa Bárbara, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém foram contemplados com a ampliação de oito linhas e mais 56 veículos, totalizando 100 ônibus em operação assistida. 

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) acompanha a implantação junto às concessionárias de operação e bilhetagem digital. Desde o dia 1º de novembro, o Sistema Integrado de Transporte Metropolitano entrou em funcionamento e passa por ajustes de tráfego, dimensionamento e testes de equipamentos com a participação dos usuários. 

Eraldo Almeida celebra a economia com transporte

Morador de Castanhal, Eraldo Almeida celebra a economia com transporte para levar a esposa até um hospital na capital paraense. Para fazer o deslocamento, o casal embarcou na linha M315 - T. Marituba - Castanhal e fez o transbordo no Terminal de Marituba. Sem pagar uma nova tarifa, os dois entraram em um ônibus de linha troncal até o centro de Belém. 

“A viagem foi excelente, confortável e rápida. Agora o ônibus passa na porta da minha casa. É muito importante para a população ser incluída no BRT Metropolitano. Em Castanhal, não tem sistema de transporte urbano. É muito difícil. Em todos os bairros, a gente tem que pagar um carro de aplicativo ou lotação para ir ao terminal. E o preço da passagem do BRT é excelente. Cada passageiro gastava R$ 50 para ir e voltar. Hoje vai gastar, praticamente, vai gastar R$ 9,20. Uma grande economia”, avalia Eraldo.

Salim Mesquoto saiu de Santa Bárbara e foi até Ananindeua

O município de Santa Bárbara do Pará também entrou no sistema com a ativação da linha M313 - T. Marituba - Sta. Bárbara. O vigilante Salim Mescouto experimentou a nova opção de transporte e precisou utilizar três ônibus, com tarifa única, para chegar ao bairro da Cidade Nova, em Ananindeua. “Foi bom, com o conforto do ar-condicionado no ônibus. Não precisei pagar outra passagem. Nós estávamos sem oferta de ônibus lá, era muito demorado. Agora está sendo rápido, muito bom mesmo”, comentou o vigilante.

As linhas ativadas nesta etapa são: 

  • M315 - T. Marituba - Castanhal
  • M313 - T. Marituba - Sta. Bárbara
  • M309 - T. Marituba - Murinin
  • M312 - T. Marituba - Viver Melhor Marituba
  • M201 - T. Marituba - São Brás
  • M202 - T. Marituba - UFPA
  • A201 - T. Ananindeua - São Brás
  • A303 - T. Ananindeua - Júlia Seffer

De acordo com o diretor de Transporte Metropolitano da Arcon, Gilberto Barbosa, as concessionárias estão cumprindo os cronogramas estabelecidos para aumento gradual da frota em operação, bem como ampliação da rede de atendimentos, com novas linhas até chegar na operação de forma plena. 

“Nos primeiros 25 dias de operação, a implantação segue dentro do previsto, com os ajustes na programação operacional necessários conforme a adesão de usuários ao serviço. Nesta etapa, foram incluídos 56 veículos, sendo  22 ônibus elétricos, que compõem a frota da linha com trajeto até a estação de São Brás e a Universidade Federal do Pará”, explica o diretor. 

Os modelos padrões - Euro 6, que operam nas linhas troncais seguem até o centro de Belém, parando nos pontos tradicionais a partir da avenida José Malcher. “É importante que a população experimente se deslocar através dos  veículos do SIT-BRT, para desfrutarem de um serviço rápido, com conforto e segurança, proporcionando melhor qualidade de vida a população”, acrescentou Gilberto.

Tarifa única

O BRT Metropolitano oferece a possibilidade de uso de mais de um ônibus com tarifa única, dentro da frota do sistema. O pagamento é realizado em espécie ou via bilhetagem digital exclusiva com o cartão físico Pra Já ou o aplicativo para celular Pra Já Metropolitano, que permite recarregar créditos na carteira digital por meio de transferência de Pix e a geração de QR Code para pagamento da passagem. 

A emissão do cartão físico do Pra Já é realizada nos postos de atendimento dos terminais de integração de Ananindeua e Marituba e nas Estações Cidadania de São Brás, e Shoppings Metrópole e Pátio Belém. Usuários também podem agendar o atendimento por meio deste link

Para solicitar o cartão é necessário apresentar documento original de identificação com foto ou certidão de nascimento; CPF; e comprovante de residência. Estudantes devem acrescentar comprovante de matrícula fornecido pela instituição de ensino, válido até 30 dias após a emissão. Já as pessoas com deficiência precisam apresentar laudo médico com emissão máxima de seis meses.

Durante a operação assistida, os passageiros com direito à gratuidade podem continuar utilizando as linhas troncais e alimentadoras, apresentando o RG ou a carteirinha Passe Fácil com o benefício registrado. É importante destacar que essa apresentação é provisória, pois o Pra Já não possui integração com o cartão atualmente utilizado no transporte de Belém.