Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL

Emater entrega sementes de malva e máquinas para agricultores de Nova Esperança do Piriá

Projeto Malva deve beneficiar mais de 60 famílias este ano, visando o aumento da produtividade e a promoção do bem-estar no campo

Por Fabricio Nunes (EMATER)
19/02/2026 17h07

A vida de dezenas de famílias de agricultores familiares da Comunidade do Formosa, que fica entre os municípios de Paragominas e Nova Esperança do Piriá, nordeste do Estado, tem se transformado para melhor, após o início do Projeto Malva ser introduzido na região.

Na manhã desta quinta-feira (19), o governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), entregou mais de 22 kg de sementes de malva e máquinas para aplicação do produto na terra, para quinze famílias. A expectativa é que este ano o atendimento amplie para mais de sessenta famílias. 

A iniciativa é uma parceria da Emater-Pará com a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC). Durante a visita também houve palestras sobre Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na categoria B e do Projeto Malva, com o apoio da Associação dos Pequenos Agricultores de Nova Formosa. 

Para Telma Soares, uma das agricultoras beneficiadas da Comunidade do Formosa, a expectativa é de que a produção melhore, principalmente com o apoio da empresa de ater pública com outras ações.

“Nós ficamos muito satisfeitos com as entregas de hoje, porque também recebemos palestras sobre emissão de CAF e de projetos de financiamentos para a nossa comunidade. Os técnicos da Emater são sempre muito atenciosos conosco, quando explicam as coisas. Eu mesma nem sabia que tinha mudado o nome de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf)  para CAF, mas agora devemos ter os nossos documentos, em breve, para ajudar todos da nossa comunidade e expandir as nossas vendas de malva”, disse.

Segundo o chefe do Escritório Local da Emater em Nova Esperança do Piriá, Leandro Silva, a Comunidade do Formosa é atendida há cerca de sete anos e o técnicos da empresa de ater pública atendem cerca de quinze famílias.

“Ultimamente, temos trabalhado mais o Fomento Produtivo com eles, que são cadastrados no ano de 2024. Hoje, a gente atualizou alguns CAFs, iniciamos a emissão do CAF jurídico da associação, que está pendente. Fizemos orientações e informamos sobre a regularização para ter acesso à linhas de crédito. A gente está programando um mutirão para emitir uns CAFs lá, entre 15 a 20 documentos nessa região”, disse.

De acordo com ele, cerca de 80% do município de Piriá é composto por assentamentos, como o Arapuã, Siber e Sidapar. O atendimento a 15 famílias nas comunidades de Formosa e Hebrom.

“Iniciamos com eles o Projeto Malva com quinze famílias, em parceria com a CTC. Esse ano de 2026, a nossa meta aqui é atender em torno de 60 a 65 famílias. Entregamos 1,5 kg de sementes de malva para cada uma, hoje”, finalizou.