CIIR é destaque nacional em seminário sobre sustentabilidade na saúde
Centro recebeu menção honrosa no Seminário Hospitais Saudáveis 2025, em São Paulo, com três projetos voltados à preservação ambiental e à promoção do bem-estar coletivo
 
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) foi destaque no XVIII Seminário Hospitais Saudáveis (SHS 2025), realizado entre os dias 28 e 30 de outubro, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP). A instituição teve três trabalhos aprovados e recebeu menção honrosa durante o I Simpósio Clima e Saúde, que integrou a programação do evento.
Os projetos “Horta na Comunidade”, “Projeto Pequenos Guardiões” e “Meliponário”, desenvolvidos pela Comissão de Sustentabilidade do CIIR, foram apresentados na modalidade Experiência Profissional, durante a Sessão de Pôsteres do simpósio, que reuniu iniciativas inovadoras de todo o país.
A menção honrosa foi concedida no âmbito do Prêmio Amigo do Meio Ambiente (Pama), promovido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que reconhece organizações de saúde que se destacam por práticas sustentáveis e de proteção ao meio ambiente.
Reconhecimento nacional - Com o tema “Clima é Saúde, Saúde é Clima”, o SHS 2025 foi realizado em coorganização com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento reforçou a importância da integração entre meio ambiente, saúde e bem-estar, princípios que orientam o compromisso do CIIR com uma assistência humanizada, sustentável e transformadora.
A programação integrou as atividades pré-COP30, que estão sendo desenvolvidas no período que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Belém em novembro. O objetivo foi reunir diferentes atores do setor saúde em torno de soluções inovadoras e transformadoras para os desafios socioambientais contemporâneos no campo da saúde.
Para a diretora executiva do Centro de Reabilitação, Rejane Xavier, a menção honrosa recebida no Seminário Hospitais Saudáveis representa muito mais do que um reconhecimento institucional: é o reflexo de um compromisso genuíno que une gestão, equipe multiprofissional e comunidade em torno da sustentabilidade, da inclusão e da saúde integral.
“Cada projeto apresentado traduz o cuidado em sua forma mais ampla, aquele que nasce das pessoas e se expande para o ambiente em que vivemos. O CIIR vem consolidando uma cultura de inovação responsável, em que as práticas sustentáveis são parte do nosso fazer diário. Receber essa distinção em um evento de relevância nacional reforça que estamos no caminho certo: o de transformar a assistência em saúde com base no respeito ao planeta e na valorização da vida”, destacou a gestora, ao agradecer o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
 
Cuidado que inspira - Valda Lúcia de Moraes Nascimento, mãe da jovem Maria Izabel Nogueira, de 17 anos, e usuária do CIIR há sete anos, destacou a importância das iniciativas sustentáveis promovidas pela instituição.
Segundo ela, o Centro vai além do atendimento em saúde ao proporcionar espaços e atividades que acolhem as famílias e despertam a consciência ambiental. “É uma iniciativa maravilhosa. Aqui não é só um centro de reabilitação, é um ambiente que também apoia as mães e incentiva a cuidar do lugar onde vivemos. Isso serve de inspiração para outras instituições também se preocuparem com o meio ambiente”, afirmou Valda Lúcia.
Sustentabilidade em ação - Para Luciana Maués, coordenadora pedagógica e membro da Comissão de Sustentabilidade, receber a menção honrosa pelos três projetos de sustentabilidade é um reconhecimento que reforça o compromisso da instituição com a responsabilidade socioambiental. “Mais do que uma conquista, representa o reflexo de um trabalho contínuo em prol do meio ambiente e da promoção do bem-estar coletivo. Essas iniciativas demonstram que o cuidado vai além dos muros da instituição, alcançando a comunidade e inspirando práticas mais conscientes e sustentáveis em nosso dia a dia”, destacou.
A presidente da Comissão, Denise Morais, também ressaltou o impacto da premiação. “Esse destaque simboliza não apenas o cumprimento de metas ambientais e sociais, mas também a consolidação de uma cultura organizacional voltada à responsabilidade e à melhoria contínua. É um reconhecimento público que inspira outras instituições e reforça o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e com a agenda global de saúde e sustentabilidade”, afirmou.
 
Presença institucional - Além das representantes da Comissão de Sustentabilidade, também participou do evento a auxiliar administrativa Thaiz Silva, que acompanhou a apresentação dos projetos e o recebimento da menção honrosa em nome do CIIR.
O conjunto das iniciativas reafirma o protagonismo do CIIR na promoção da saúde ambiental e na construção de um cuidado que valoriza as pessoas e o planeta.
Referência - O CIIR é referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na Rodovia Arthur Bernardes, 1000, bairro Val-de-Cães, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58/ 59.

 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										