Em Ipixuna do Pará, Polícia Civil prende seis pessoas por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e homicídio
Diligências iniciaram após disparos de arma de fogo em uma distribuidora de bebidas por extorsão de um grupo criminoso.
Na manhã desta terça-feira (6), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Ipixuna do Pará, com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal de Ipixuna do Pará e da 3ª Companhia Independente de Missões Especiais (3ª Cime), prendeu seis pessoas e deteve um menor de idade em decorrência da operação “Resposta Imediata”, deflagrada em razão de disparos de arma de fogo ocorridos em uma distribuidora de bebidas.
As diligências foram iniciadas após a apuração indicar que os disparos teriam ocorrido em contexto de extorsão, uma vez que o comerciante estaria sendo constrangido por indivíduos ligados à criminalidade local para efetuar pagamentos ilícitos. Os tiros teriam sido efetuados em represália após a vítima se recusar a atender às exigências dos criminosos.
Segundo o titular da Superintendência Regional da Zona Guajarina, Cristiano Nascimento, com posse das informações apuradas, as equipes de segurança procederam diligências imediatas com o objetivo de localizar os suspeitos, cessar a prática criminosa e restaurar a ordem pública. “No curso das apurações, dois homens foram apontados como possíveis envolvidos nos disparos. Durante as diligências, as equipes policiais se deslocaram a diversos imóveis, onde, mediante autorização expressa dos moradores, procederam buscas no interior das residências”, explicou o superintendente.
Foram encontrados materiais entorpecentes em duas residências que foram alvo da ação policial. Na primeira, foi localizado o peso total de 198 pedras de óxi, já fracionada e pronta para comercialização em porções de 87g. Já em outro imóvel, foram encontrados dois tabletes de maconha, pesando 556g, e 13 trouxas pequenas de maconha pesando aproximadamente 110g. Além disso, foram encontrados objetos comumente utilizados para acondicionamento de drogas, resultando na prisão em flagrante de quatro moradores das residências pelo crime de tráfico.
O delegado Davison Oliveira, titular da Delegacia de Ipixuna do Pará, explica que uma arma de fogo em situação irregular também foi apreendida. “Os agentes se dirigiram à uma terceira residência, pertencente a mais um dos envolvidos no crime investigado. Após autorização para ingresso no imóvel, foi localizado o armamento. Nesse contexto, foi dada voz de prisão em flagrante ao indivíduo pela prática, em tese, do crime de posse irregular de arma de fogo”, explicou o diretor.
A operação também deteve um menor de idade por tráfico de drogas e deu cumprimento a um mandado de prisão pelo crime de homicídio.
Diante dos fatos, todos os presos, bem como o material apreendido, foram conduzidos à Delegacia de Ipixuna do Pará, onde foram adotadas as providências legais cabíveis. Eles permanecem à disposição da Justiça. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar todos os envolvidos nas práticas de extorsão contra comerciantes deste município, bem como apurar eventuais conexões com outras ações criminosas.
Texto de Jacqueline Costa, estagiária, sob supervisão de Esther Pinheiro (Ascom/PC)
