Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS
English Version

Governo do Pará avança com asfalto em obra de macrodrenagem do Canal Nina Ribeiro, em Belém

Com 97% de execução, intervenção no bairro de Canudos amplia mobilidade, segurança e qualidade de vida para moradores da região

Por Gustavo Pêna (SEOP)
08/09/2025 17h58

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, acompanhou nesta segunda-feira (8) os serviços de pavimentação asfáltica na obra de macrodrenagem do Canal Nina Ribeiro, no bairro de Canudos, em Belém. A intervenção já alcança 97% de execução e representa um avanço significativo na melhoria da mobilidade urbana, na segurança e na qualidade de vida da população do entorno.

“Além das novas redes de água, drenagem e esgoto, o Canal Nina Ribeiro também está recebendo asfalto, sinalização, calçada e meio-fio. Estivemos acompanhando o andamento das obras na última sexta-feira e, hoje, os serviços já envolvem a pavimentação. Sabemos o quanto isso representa para os moradores, e é muito bom ver de perto essa evolução. A obra está na reta final para ser entregue à população”, destacou a vice-governadora Hana Ghassan.

Obra estruturante com impacto direto

O Canal Nina Ribeiro se conecta ao Canal da Gentil, entregue recentemente pelo Governo do Estado, e contribui para o escoamento adequado das águas pluviais, reduzindo significativamente os alagamentos na área. A iniciativa integra a macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, beneficiando diretamente mais de 300 mil pessoas na capital paraense.

A execução da obra está sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). A primeira etapa abrange o trecho entre o Canal da Gentil e a Rua Dr. Américo Santa Rosa. Na sequência, os serviços avançarão até a Rua Silva Rosado, completando a segunda fase do projeto.

Reconhecimento da comunidade

Morador da área há mais de 40 anos, o autônomo Mauro César destacou os impactos positivos das obras na vida dos moradores. “A gente passava uma situação difícil aqui. À noite, uma escuridão. Era muita lama, sem condições, mas agora estamos muito felizes com tudo isso de bom que está acontecendo. Está nota 10, só felicidade!”, afirmou.

Mauro César, morador da área

Desde 2019, o Governo do Pará já requalificou 18 canais em Belém, sendo 13 considerados legados da COP 30. Apenas neste ano, foram entregues os canais Timbó, Vileta, Leal Martins, Cipriano Santos e Gentil — todos integrados à Bacia do Tucunduba.

Essas ações fazem parte do maior programa de macrodrenagem da história de Belém, que também contempla intervenções nas bacias do Murutucu, Tamandaré e Una, alcançando mais de 500 mil pessoas com infraestrutura urbana de qualidade e medidas de prevenção a alagamentos, essenciais para o bem-estar da população.