Campanha do Hemopa e Polícia Militar resulta em 450 doações de sangue em Belém
Ação ocorreu na sede da Fundação, no bairro de Batista Campos, e integra parceria institucional realizada anualmente
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Fundação Hemopa), em parceria com a Polícia Militar do Pará, realizou, no período de 26 a 31 de janeiro de 2026, uma campanha interna de doação de sangue na sede da Fundação, no bairro de Batista Campos, em Belém.
Durante a ação, foram registrados 715 candidatos à doação, com a efetivação de 450 doações de sangue, que poderão beneficiar até 1.800 vidas, considerando que cada bolsa pode salvar até quatro pacientes.
A iniciativa foi organizada pelo Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e integrou o processo de formação dos novos policiais militares, reforçando o papel da corporação não apenas na segurança pública, mas também no apoio à comunidade. A participação dos alunos evidencia o compromisso da Polícia Militar com ações que vão além da ostensividade, promovendo cidadania e solidariedade.
Segundo a gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, Juciara Farias, a campanha reforça a atuação conjunta das instituições em prol da vida. A Polícia Militar do Pará, por meio do Centro de Formação de Praças, realizou a campanha de doação de sangue com os alunos do último concurso da corporação, no período de 26 a 31 de janeiro. Essa iniciativa demonstra o compromisso da Polícia Militar em salvar vidas, não apenas no exercício da sua função profissional, mas também no aspecto humano e solidário.
"Cada voluntário que estendeu o braço na Fundação Hemopa contribuiu para salvar a vida de pacientes atendidos na rede hospitalar. A campanha fortalece uma atuação em rede no Estado, na qual a Polícia Militar atua na segurança pública e o Hemopa cumpre sua missão de garantir sangue com qualidade e em quantidade para atender todas as demandas hospitalares. Aproveitamos para agradecer a sensibilidade e a responsabilidade do CFAP pela realização dessa ação ao longo do mês de janeiro”, disse a gerente.
A campanha integra uma parceria institucional consolidada, realizada anualmente, e contribui para a manutenção dos estoques de sangue que atendem a rede hospitalar do Estado, fortalecendo a assistência transfusional e a segurança no atendimento à população paraense.
