Centro de Inclusão e Reabilitação (CIIR) celebra aprovação de usuários, familiar e colaboradora no vestibular
Apoio adequado faz diferença para realizar sonhos pessoais e profissionais
O Centro de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, celebra as conquistas acadêmicas de seus usuários, familiares e colaboradores. Entre as histórias de sucesso estão as de Jennyfer Apolinário e Paula Francinete Moura Rustom, que conquistaram vagas em cursos universitários com o acompanhamento do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), unidade vinculada ao CIIR. Além disso, a colaboradora Wanuza Carvalho também conquistou vaga na universidade.
Segundo a coordenadora assistencial do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), Sâmilly Batista, a aprovação dos estudantes e familiares representa “uma alegria imensa” para toda a equipe multiprofissional. “Ver nossos usuários e seus familiares conquistando vaga na universidade é motivo de grande orgulho e reforça que, com apoio adequado e confiança no potencial de cada pessoa, resultados concretos podem ser alcançados”, destaca a gestora.
Jennyfer supera desafios e conquista vaga em Medicina Veterinária
A jovem Jennyfer Ágatha, 20 anos, reabilitanda das Oficinas Terapêuticas do Cetea, foi aprovada no curso de Medicina Veterinária da Universidade da Amazônia (Unama). A trajetória, segundo a avó e mãe, Sandra Freitas, foi marcada por dedicação e superação.
“A importância do CIIR na vida da Jennyfer e na nossa também, família, foi quando procurei atendimento especializado, para que ela tivesse acompanhamento de médicos e profissionais que a ajudassem na caminhada dela. Foi com essa ajuda que ela passou no vestibular. Sempre fomos bem atendidos e apoiados”, contou Sandra.
Ela destacou ainda os desafios de conciliar escola e terapias. “No início, foi difícil, mas conseguimos conciliar tudo. Minha mensagem para as famílias que têm filhos ou parentes atípicos é: não desistam, procurem atendimento adequado, apoiem essas pessoas. Elas são capazes, inteligentes e podem conquistar grandes vitórias. Minha filha vai estudar Medicina Veterinária, e isso é motivo de orgulho imenso”, reforçou.
Paula realiza sonho de estudar na UFPA aos 49 anos
Paula Francinete Moura Rustom, dona de casa e mãe de dois usuários assistidos pelo Cetea, foi aprovada em Engenharia de Bioprocessos na UFPA. Segundo ela, conciliar os cuidados com os filhos e os estudos foi um grande desafio.
“Voltar a estudar depois de tanto tempo é desafiador. O apoio do CIIR, sempre com atendimento humanizado, foi fundamental. Eles foram solícitos quando precisei justificar ausências e sempre me orientaram. Aos 49 anos, realizei o sonho de ingressar na UFPA. Determinação e foco fazem a diferença”, afirmou Paula, que sonhava em estudar na universidade desde os 16 anos.
Colaboradora do CIIR conquista ensino superior
A auxiliar administrativa Wanuza Carvalho, 24 anos, colaboradora do CIIR há quase dois anos, foi aprovada no curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Ela destacou a disciplina necessária para conciliar trabalho, cursinho noturno e aulas extras aos finais de semana.
“Foi uma preparação árdua e desafiadora. Precisei abdicar de momentos de lazer e reduzir horas de sono, mas todo esforço valeu a pena. Poder cursar o ensino superior representa a realização de um sonho e permitirá aprimorar minhas habilidades profissionais”, afirmou Wanuza, que atua na Gestão de Acesso.
O CIIR destaca a importância de um atendimento humanizado e integrado, capaz de fortalecer a autonomia, além das habilidades emocionais, sociais e cognitivas. Com uma assistência pautada em evidências científicas e o cuidado centrado na pessoa, a instituição contribui para que usuários e familiares transformem dedicação em conquistas concretas. Ao mesmo tempo, parabeniza e incentiva seus colaboradores, inspirando toda a comunidade e reforçando que o apoio adequado faz diferença na realização de sonhos acadêmicos, pessoais e profissionais.
Referência para PcD - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará em assistência de média e alta complexidade à Pessoa com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na rodovia Arthur Bernardes, nº 1000, bairro Val-de-Cans, em Belém. Já o Cetea funciona na rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro Batista Campos, também na capital paraense.
Já o Cetea funciona na rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos, também na capital paraense.
Texto de Tarcísio Barbosa - Ascom CIIR
