Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE ANIMAL

Adepará capacita 20 agentes vacinadores contra brucelose em São Domingos do Capim

Primeiro curso de 2026 reforça cobertura vacinal e fortalece controle sanitário na Região do Guamá

Por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)
26/02/2026 20h23

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realizou, nesta semana, em São Domingos do Capim, na Região de Integração Guamá, o primeiro curso de formação de agentes vacinadores contra a brucelose em 2026. A iniciativa reuniu 20 participantes e teve como objetivo capacitar pessoas com mais de 18 anos que atuam diretamente no manejo de animais em propriedades rurais.

A formação incluiu aulas teóricas e práticas voltadas à imunização de bezerras entre três e oito meses de idade — faixa etária com vacinação obrigatória contra a brucelose. A doença, considerada uma zoonose, pode causar infertilidade nas fêmeas bovinas, gerar prejuízos econômicos à pecuária e representar riscos à saúde humana.

O curso tem tido a participação de mulheres que atuam na agropecuária

O curso foi realizado na Fazenda Paraíso Noi, que possui aproximadamente 700 bovinos e atua na comercialização de animais para recria e engorda. O proprietário, Diego Costa, destacou a importância da vacinação para a valorização do rebanho.

“Na hora da venda, os compradores perguntam se as bezerras estão vacinadas. Manter a imunização em dia evita problemas na comercialização e garante que tudo esteja dentro das exigências sanitárias, inclusive para o frigorífico”, afirmou.

Conscientização e segurança alimentar

Para o técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Clóvis Wagner, a capacitação também amplia a conscientização sobre os riscos da doença à população. “Foi uma experiência muito positiva. Muitas pessoas desconhecem as consequências da brucelose para o ser humano, principalmente pelo consumo de leite e queijo provenientes de animais infectados. Agora podemos levar essas informações aos produtores e garantir mais segurança ao alimento que sai do município”, ressaltou.

Atualmente, o rebanho bovino de São Domingos do Capim ultrapassa 51 mil animais, e a pecuária segue em expansão. A parceria entre a Adepará e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, busca fortalecer a atuação local, formando agentes vacinadores do próprio município para atender especialmente pequenos produtores. “Nós estamos formando profissionais da própria Secretaria para auxiliar produtores que têm mais dificuldade de acesso à vacinação. Com essa capacitação, eles já estão aptos a realizar o procedimento e ampliar a cobertura vacinal”, explicou o fiscal estadual agropecuário Joylson Canto.

Avanço rumo à erradicação

De acordo com a fiscal agropecuária Cleane Pessoa, responsável pela parte teórica do curso, a formação de novos agentes é estratégica para o avanço do programa estadual de controle da brucelose.

“Quanto mais agentes capacitados, maior a cobertura vacinal e mais próximo ficamos de sair da fase de controle para alcançar a erradicação da doença, principalmente em municípios que não dispõem de médico veterinário”, destacou.

Atualização profissional

Produtores também participaram da capacitação. Elielson Oliveira incentivou funcionários a se inscreverem no curso, entre eles Givaldo Souza, gerente da Fazenda Mangabeira, em Muaná, no Arquipélago do Marajó. “Estamos adquirindo conhecimento para voltar para o nosso município e atuar na criação de gado com mais segurança”, afirmou Givaldo.

A agente vacinadora Josiane Lopes, que já atua na área, buscou atualização profissional. “Estou me reciclando para repassar informações mais atuais e corretas aos pequenos produtores. Manter a vacina da brucelose em dia é um ganho para o rebanho e para uma produção saudável de leite e carne”, enfatizou.

A expectativa da Adepará é que a nova turma fortaleça a rede de vacinação em São Domingos do Capim, ampliando o acesso dos produtores ao serviço e garantindo mais segurança sanitária para a pecuária paraense.