Governo do Pará promove 7ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres
Encontro, em Belém, reunirá cerca de 500 participantes para debater igualdade, diversidade e fortalecimento das políticas públicas

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU) e em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), realiza nos dias 28 e 29 de agosto, em Belém, a 7ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que traz como tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. O evento acontecerá no Hotel Princesa Louçã e deve reunir aproximadamente 500 participantes de diversas regiões do estado.
Com foco no fortalecimento e na ampliação das políticas públicas para as mulheres, a conferência é resultado de um processo preparatório que contou com 43 etapas municipais e a participação de cerca de 7 mil mulheres. Além de consolidar propostas estratégicas, o encontro estadual terá papel decisivo na eleição das entidades da sociedade civil que integrarão o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher no biênio 2026-2027 e na definição das representantes do Pará para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, convocada pelo Governo Federal.
Diversidade e representatividade
A programação reunirá representantes do poder público municipal, movimentos sociais e lideranças femininas de diferentes realidades. Estão confirmadas mulheres negras, quilombolas, indígenas, pescadoras, marisqueiras, ribeirinhas, parteiras, mulheres das florestas e de comunidades tradicionais, reforçando a pluralidade e o caráter democrático da conferência. A presença da Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, também integra a programação.
Espaço de escuta e protagonismo
Para a secretária de Estado das Mulheres, Paula Gomes, a expectativa é de um encontro histórico para o Pará.
“Este é um espaço de escuta, diálogo e participação social. A Conferência reafirma que as políticas para as mulheres no Pará são construídas com as próprias mulheres, respeitando suas diversidades e especificidades. É um momento de união e protagonismo, em que avançamos para ampliar conquistas e garantir que cada paraense tenha sua voz representada nas instâncias de decisão”, destacou.
Programação
No dia 28 de agosto (quinta-feira), a abertura será marcada pela palestra magna da Ministra Márcia Lopes, seguida de debates sobre justiça climática e equidade de gênero. A leitura do Regimento Interno será conduzida pela mesa diretora formada por representantes da SEMU e do CEDM. Em seguida, as participantes serão distribuídas em cinco grupos de trabalho, organizados a partir dos eixos da 5ª Conferência Nacional:
- Política Municipal para as Mulheres;
- Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres;
- Políticas Públicas Temáticas;
- Sociedade dos Cuidados.
Justiça Climática e Equidade dos Direitos das Mulheres
No dia 29 de agosto (sexta-feira), a programação será dedicada ao processo eleitoral. Pela manhã, as entidades candidatas à composição do Conselho Estadual serão apresentadas, seguidas da votação. Em plenária, também serão discutidas as propostas construídas nos grupos de trabalho. À tarde, será anunciado o resultado das eleições das entidades e realizadas as votações para a escolha das representantes do Pará na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.