Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Sedeme  promove curso de pintura em tecidos na Usina da Paz Jurunas/Condor.

A iniciativa visa ao desenvolvimento econômico e social da comunidade, por meio do fomento à economia criativa e à geração de renda

Por Aldirene Gama (SEDEME)
19/08/2025 19h00

Moradores das comunidades do entorno da Usina da Paz Jurunas/Condor participaram, na tarde desta terça-feira (19), de um curso de pintura em tecidos, voltado à personalização de camisetas e guardanapos. A oficina, com carga horária de quatro horas, foi ministrada pela artista plástica e designer de moda Celeste Heitmann, e reuniu dez participantes. 

Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), a iniciativa visa ao desenvolvimento econômico e social da comunidade, por meio do fomento à economia criativa e à geração de renda. A formação alia técnica, talento e criatividade, incentivando a produção artesanal de peças exclusivas e abrindo novas possibilidades de empreender.

O curso integra o cronograma de atividades da Sedeme dentro do Projeto Usina da Paz (UsiPaz), que faz parte do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

“A Sedeme mantém um cronograma contínuo de oficinas dentro do programa Territórios pela Paz, visando fomentar o empreendedorismo, capacitar a mão de obra local e, como resultado, o desenvolvimento socioeconômico das comunidades atendidas, ressalta o titular da Sedeme, Paulo Bengtson.

Nazarena Souza, 69 anos, vê na oficina uma chance de estimular a criatividade.

Durante as aulas, os participantes aprenderam a aplicar a técnica do stencil — moldes vazados em acetato recortado a laser — combinando esse recurso com práticas artísticas e soluções criativas. Segundo a artista Celeste Heitmann, esse método democratiza o acesso à arte e permite que os tecidos sejam personalizados com uma ampla gama de formas e desenhos, tornando o processo de criação mais dinâmico e acessível. 

Heitmann orienta os alunos sobre o passo a passo da pintura, começando pela aplicação da base ou fundo, seguida pela mistura de tintas para a criação de novos tons. Além disso, ensina técnicas de sombreamento, adicionando áreas escuras e claras ao desenho para criar profundidade e contraste.

Ela também apresenta os diferentes tipos de pincéis, explicando suas funções: os maiores são utilizados para cobrir áreas amplas, enquanto os mais finos são ideais para contornos e detalhes.

“No curso, adoto uma abordagem voltada para iniciantes, apresentando materiais, tintas e moldes vazados que facilitam a pintura e dispensam o desenho à mão livre”, destaca a artista.

Nazarena Souza, 69 anos, participa do curso e enfatiza que vê na oficina uma oportunidade para estimular a criatividade, ocupar o tempo e se distrair. “A oficina é uma forma de manter a mente ativa e de fazer algo que prorciona o bem-estar”, comenta.

Ela conta que foi criada no bairro do Jurunas, onde mora há mais de 50 anos, e destaca a importância da Usina da Paz como um espaço que cuida das pessoas. “Aqui temos lazer para todas as idades, cursos em diversas áreas para jovens e adultos.”

Dona Nazarena também ressalta os serviços de saúde oferecidos no local: “Na Usina já realizei várias consultas médicas. Temos dentistas, e quando precisamos de atendimento com um especialista, a própria Usina nos encaminha para a policlínica.”

Com carinho, ela conclui: “Esse espaço veio para fazer a diferença na vida da comunidade. Aqui temos todos os cuidados que precisamos para viver bem.”

Juliana Silva, de 20 anos, vê no curso de pintura uma oportunidade valiosa para adquirir conhecimento com a renomada artista plástica Celeste. “Assim que soube da oficina, não pensei duas vezes e me inscrevi. Pintar é algo que me encanta, e quero aproveitar ao máximo essa chance de aprender. Quem sabe, no futuro, essa arte não se torne minha profissão”, revela.