Em 2025, Seju marca presença em todo o Pará com ações de cidadania, prevenção às drogas e justiça social
Ações integradas e políticas públicas garantem direitos e cidadania em todas as regiões do Estado
O aposentado Djalma Saraiva, de 99 anos, precisou de uma nova carteira para facilitar o acesso aos serviços bancários, já que a atendente recomendou a emissão de um RG não assinante. Acompanhado do neto, Elkson Machado, eles foram à Secretaria de Estado de Justiça (Seju) para obter o documento.
“Foi excelente! Um processo rápido para tirar o RG e ele foi muito bem atendido por toda a equipe”, avalia Elkson. Eles optaram por ir até a sede da Seju, mas também havia a opção do atendimento domiciliar pelo projeto RG Acessível, que atende pessoas com dificuldades de locomoção.
O serviço prestado a Djalma e Elkson faz parte dos mais de 75 mil atendimentos realizados pela Seju em 2025, durante as ações de acesso à justiça social, respeito à ordem jurídica e garantias constitucionais.
“Em 2025, a Seju esteve presente nos 144 municípios paraenses, prestando atendimento direto à população, especialmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Também elaboramos políticas públicas estaduais e nacionais para garantia e promoção de direitos para a sociedade”, explica o titular da Seju, Evandro Garla.
Cidadania – Foram mais de 24 mil atendimentos realizados em todas as regiões do Estado, levando serviços como emissão de documentos, cadastro em programas governamentais e orientação para benefícios sociais. Além disso, projetos como o Juventudes Cidadãs e o Start Cidadania promovem o acesso de jovens a políticas públicas e preparação profissional, além de promover espaços de fala e oportunidades.
Prevenção às drogas - A Seju, por meio da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos (Cenpren), alcançou mais de 24 mil pessoas no Pará, realizando ações de capacitação e educação nas escolas por meio do Projeto Prevenção 360º, além de promover a proteção de direitos relacionados ao tema e o atendimentos a demandas da justiça.
Em maio, a Secretaria de Justiça coordenou a Consulta Pública Presencial na Região Norte para Revisão do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (Planad), que contou com a participação de mais de 300 representantes da sociedade civil e entidades para debates e votação de propostas relacionadas ao plano nacional.
Já no segundo semestre, realizou a Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas. O evento, promovido em parceria com diversas instituições, aconteceu em diferentes municípios do Pará, com o objetivo de promover diálogo e colaboração entre poder público e sociedade civil no enfrentamento à dependência química.
Garantia de direitos - A Seju, por meio da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pará), realizou ações de fiscalização e orientação em hotéis e pousadas para garantir o respeito ao direito do consumidor durante a realização da COP 30, em Belém. Durante o evento, a secretaria também ampliou o horário de atendimento a migrantes em Belém, oferecendo orientação a pessoas que buscam moradia no Brasil, além de prevenção contra o tráfico de pessoas.
