Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE ANIMAL
English Version

Pará prorroga vacinação contra a raiva dos herbívoros até 31 de julho

Prazo estendido atende produtores da região nordeste, onde a imunização do rebanho é obrigatória

Por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)
01/07/2025 13h48

O Governo do Pará, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), prorrogou até o dia 31 de julho o prazo para a vacinação contra a raiva dos herbívoros. Os produtores devem adquirir e aplicar a vacina até essa data e têm até o dia 15 de agosto para declarar à agência a quantidade de animais vacinados.

A prorrogação atende a uma demanda dos produtores dos 50 municípios da região nordeste paraense, onde a vacinação é obrigatória. Segundo a médica veterinária e fiscal estadual agropecuária Khrisna Tabosa, houve dificuldade na aquisição das vacinas nas revendas cadastradas, o que motivou a medida. "A prorrogação permite que as revendas regularizem o abastecimento e os produtores tenham tempo para adquirir o imunizante e proteger seus rebanhos", explicou.

A não declaração da vacinação torna o produtor inadimplente e impede a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), necessária para transportar bovinos no território estadual. Sem a GTA, a movimentação do rebanho é bloqueada no sistema da Adepará.

Vacinação é obrigatória - A vacinação anual contra a raiva está prevista na Portaria Estadual nº 8.272/2021, com atualização pela Portaria nº 3.897/2025, que estabelece o calendário oficial da campanha e facilita o acesso dos produtores ao serviço de declaração.

Veterinária Khrisna Tabosa e grupo de veterinários do programa

"A raiva não tem cura. É uma doença letal e a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. O produtor tem o dever de proteger seus animais, aplicando a vacina e informando a Adepará sobre o número e as espécies vacinadas", reforçou a veterinária Khrisna Tabosa.

Controle e prevenção - A campanha faz parte do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), cujo objetivo é reduzir os prejuízos econômicos da doença na pecuária paraense, além de proteger a saúde pública. O programa também realiza o controle de morcegos, hematófagos e ações de educação sanitária.

Serviço:

Campanha Anual de Vacinação Raiva dos Herbívoros
Vacinação - até 31 de julho de 2025
Declaração da vacina - até 15 de agosto de 2025