Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSIPE

UBS de Santa Izabel recebe aparelho de raio-x para saúde prisional

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/04/2019 18h42

A Unidade Básica de Saúde (UBS), do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, recebeu, nesta sexta-feira (12), um equipamento de raio-x que irá atender e realizar exames clínicos em detentos custodiados nas 10 unidades prisionais do complexo, onde estão custodiados cerca de seis mil presos.

De acordo com a Diretoria de Assistência Biopsicossocial da Susipe, o serviço atenderá ainda aos internos do Complexo de Marituba e do Centro de Recuperação Regional de Castanhal.

“Com um aparelho de raio-x dentro da UBS vamos poder acompanhar melhor os internos, principalmente, no que diz respeito ao tratamento da tuberculose. Poderemos ter esse diagnóstico de forma mais rápida e iniciar o tratamento o quanto antes. Sem falar na viabilidade do atendimento direto ao preso, sem que seja preciso levá-lo para uma unidade externa”, explicou a diretora da UBS de Santa Izabel, Soraya Reis.

Segundo ela, o deslocamento dos presos para atendimento nas unidades básicas de Castanhal ou dos municípios próximos é a uma das maiores dificuldades enfrentadas na saúde prisional, pois envolve custos e escolta policial. “Vamos economizar e otimizar o serviço da PM. Além disso, com esse aparelho, vamos acompanhar também toda a situação de radiologia que o preso necessite, não só aos custodiados do complexo, mas atendendo também aos presos do Polo de Marituba e Castanhal”, completou.  

O projeto de implantação da sala de raio-x e aquisição do aparelho foi possível através de uma parceria com o Fundo Penitenciário (Funpen) e contrapartida do Governo do Estado. Os recursos investidos foram na ordem de R$ 188.990.

Modernidade – O equipamento de raio-x é totalmente informatizado é um dos mais modernos do mercado. Os laudos são digitalizados na mesma hora e encaminhados para os consultórios médicos via internet. O aparelho pode fazer exames em todo o corpo humano, sendo possível a utilização de contraste, caso haja a necessidade.

“Se o preso estiver sendo acompanhado por um médico fora da unidade, este laudo é encaminhado por email. Todo o processo é muito rápido. Vamos poder usar o contraste quando necessário. Esse aparelho acompanha um padrão do que é utilizado nos melhores hospitais”, explicou o técnico de radiologia da UBS, Carlos da Silva.

O interno Reginaldo Ferreira, custodiado na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel, foi o primeiro a utilizar o equipamento na UBS. “É importante esse tipo de tratamento, pois muitas vezes sofríamos para conseguir atendimento e sair do complexo. Agora, tudo o que precisamos está mais próximo. É importante fazemos corretamente os tratamentos de prevenção para não ficarmos doente. É complicado estar doente e preso ao mesmo tempo”, disse.

Integração – O secretário de Saúde do Estado, Alberto Beltrame, ressaltou a integração entre os órgãos para a redução de custos do governo e uma maior eficiência nos resultados para o controle e prevenção de doenças no sistema penal. “As pessoas privadas de liberdade têm o mesmo direito do cidadão comum, garantido por lei. Com esta unidade básica equipada é possível realizar um atendimento mais humanizado aos internos, com maior celeridade no tratamento”, falou.

“Estamos fazendo uma parceria forte entre a Superintendência do Sistema Penitenciário e a Secretária de Saúde do Estado, que vai nos permitir um aperfeiçoamento no atendimento à saúde prisional no Estado. Com esse resultado em mão, os laudos serão encaminhados para uma junta de médicos da Sespa. A integração das secretárias é extremamente importante para a racionalização dos gastos públicos, além de aumentar a eficiência do atendimento à saúde dessa população carcerária”, avaliou Beltrame.

Alem da sala de raio-x, a UBS de Santa Izabel oferece aos internos os serviços de clínica médica (com três consultórios para atendimento), odontologia (com dois consultórios completamente equipados), sala de enfermagem, sala para curativos, vacinação, exames e inalações, além de um laboratório. Por dia, cerca de 60 presos são atendidos no local, o que equivale a uma média de 1.500 atendimentos no mês.

“O investimento que realizamos para a preparação da sala de raio-x é, sobretudo, para garantir os direitos básicos de saúde aos apenados. Desde o inicio dessa gestão, estamos estruturando melhor a UBS e capacitando nossos técnicos para realizar um atendimento adequado, focando na prevenção, especialmente, da tuberculose. O objetivo é erradicar a doença nas nossas unidades prisionais e garantir os direitos que cabem aos presos de saúde dentro do cárcere”, destacou o secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos.

*Texto: Walena Lopes