Hemopa registra crescimento de quase 20% nas doações de sangue em janeiro de 2026
Foram contabilizadas mais de 10 mil doações, contra 8,6 mil em janeiro de 2025. Aumento reflete políticas de incentivo e descentralização das coletas no Pará
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) registrou crescimento significativo nas doações de sangue em janeiro de 2026, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No primeiro mês deste ano, foram contabilizadas 10.110 doações, contra 8.646 em janeiro de 2025, o que representa um aumento de aproximadamente 17%. O número de comparecimentos também cresceu, passando de 10.454 para 12.466.
O resultado consolida a tendência de ampliação da cultura da doação voluntária no Estado e demonstra maior engajamento da população com as ações desenvolvidas pelo hemocentro ao longo do período.
De acordo com o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, o desempenho positivo é consequência direta do fortalecimento das estratégias institucionais. “O Hemopa comemora o aumento de quase 20% nas doações de sangue em janeiro de 2026 em relação ao mesmo período de 2025. Foram coletadas mais de 10 mil bolsas ao longo do mês, resultado de uma política de doação de sangue mais efetiva e da descentralização das coletas pelo interior do Estado”, destacou.
Segundo a instituição, a ampliação das ações externas, parcerias com instituições públicas e privadas e o fortalecimento da rede de coleta nos municípios paraenses contribuíram para manter a regularidade dos estoques e garantir o atendimento às demandas da rede hospitalar.
Serviço - Como parte das ações de mobilização, o Hemopa realiza no sábado (7) a abertura oficial da Campanha de Carnaval 2026, com atividades voltadas ao incentivo à doação de sangue em Belém. A programação institucional na sede da Fundação Hemopa, no bairro Batista Campos, ocorre a partir das 9h, com ações temáticas e mobilização social, enquanto o atendimento para doação de sangue funciona das 7h às 17h.
Paralelamente, será realizada ação externa na Praça Batista Campos, com unidade móvel e trailer para coleta, no horário de 8h às 13h. A campanha reforça a importância de doar sangue antes da folia, garantindo estoques regulares para atender a rede hospitalar durante o período carnavalesco.
