Seju promove atividade de governança participativa e prevenção às drogas em Benevides
Evento destacou a importância do protagonismo juvenil em políticas públicas e nas ações de prevenção
A Secretaria de Estado de Justiça (Seju), por meio da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos do Consumo de Drogas (Cenpren), realizou, nesta terça-feira (4), em Benevides, ação de governança participativa e prevenção às drogas a integrantes da Secretaria Municipal de Juventude e Conselho Municipal de Juventude. A iniciativa faz parte do "Juventudes Cidadãs", projeto da Seju que promove a prevenção ao uso de drogas como exercício de cidadania.
Durante o encontro, foram debatidos tópicos como articulação entre setores do poder público e sociedade civil no campo da juventude, gestão de projetos, captação de recursos, fomento a espaços de fala e oportunidades, acesso de jovens a políticas públicas e a direitos e benefícios previstos em lei e prevenção contra a dependência química.
De acordo com a coordenadora da Cenpren, Renata Hage, é importante alinhar a governança participativa na juventude com outros conselhos setoriais, como os de saúde, educação, assistência social, entre outros. “No contexto da prevenção às drogas, isso inclui falar de políticas públicas a partir do protagonismo juvenil, tirando a política do isolamento e avaliando como uma responsabilidade compartilhada”, afirma.
O universitário André Matos considerou o evento fundamental para o trabalho do Conselho de Juventude da cidade. “Conhecemos mais ideias e perspectivas para a atuação dos conselheiros e, quanto mais nós formos qualificados, mais podemos contribuir para o desenvolvimento de ações a projeto. Isso pra mim foi um dos pontos mais importantes”.
Juventude e prevenção - Na ocasião, os participantes puderam conhecer melhor o Projeto Juventudes Cidadãs, iniciativa da Secretaria de Justiça que visa fortalecer a cidadania juvenil com ênfase na prevenção ao uso de álcool e outras drogas, promovendo informação, conscientização, protagonismo juvenil e acesso a direitos.
Entre as atividades do projeto, estão a realização de palestras e rodas de conversa sobre prevenção ao uso de drogas, saúde mental, autoestima e escolhas responsáveis; oficinas formativas sobre cidadania, mercado de trabalho e proteção social; orientação sobre o uso do ID Jovem, direitos juvenis e acesso a serviços públicos; entre outras ações.
Josué Pompeu, secretário municipal da Juventude em Benevides, explica que a capacitação promovida pela Seju é importante. “O fortalecimento da atuação intersetorial é fundamental para que possamos alcançar nosso público jovem de forma mais eficaz, principalmente para enfrentar o problema das drogas, que exige ações mais integradas nesse enfrentamento”, afirma.
