Codec participa de projeto de desenvolvimento econômico do Estado
A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) marcou presença, na manhã desta quarta-feira (2), no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), de encontro promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) para apresentar parte do projeto "Pará 2030 - Construindo o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará", que ainda está em fase de finalização, com entrega prevista para janeiro de 2016.
O projeto "Pará 2030" é uma iniciativa do Governo do Estado em resposta ao chamado da Organização das Nações Unidas (ONU), que lançou, em setembro deste ano, a "Agenda 2030", cujo preâmbulo diz: "Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as 169 metas que estamos anunciando demonstram a escala e a ambição desta nova agenda universal. Eles se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e concluirão o que estes não conseguiram alcançar. Buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas".
No Pará o projeto é gerenciado pela Sedeme, que contratou a empresa de consultoria McKinsey & Company para desenvolver o projeto "Pará 2030". Além da Codec, que foi representada pela diretora de Atração de Investimentos e Negócios, Lucélia Guedes, e pela gerente de Atração de Investimentos e Negócios, Lorena Aguiar, estiveram presentes representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur), além de outras instituições públicas e privadas.
Segundo o titular da Sedeme, Adnan Demachki, a Codec vai contribuir para o projeto “Pará 2030” com a organização dos distritos industriais. “De forma ousada, a companhia vai também atrair novos investimentos, o papel efetivamente de uma agência de desenvolvimento, e a função mais nobre e mais nova que a Codec tem. Face a tantas cadeias econômicas que estamos trabalhando, a Codec tem esse papel fundamental de atrair investimentos para o Estado”, afirmou o secretário.
“Considerando as cadeias econômicas que foram selecionadas para se trabalhar até 2030, as ações de estruturação vão ajudar a preencher os elos da cadeia, e é fundamental que a atração de investimentos esteja focada tanto em fornecedores quanto também na verticalização dessa produção, que vai ser aumentada nos próximos anos”, reforçou Lucélia Guedes.