Adolescentes da Fasepa começam a ser atendidos pelo programa Presença Viva
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da coordenação do programa Presença Viva e em parceria com a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), iniciou nesta terça-feira, 10, o cronograma de ações de saúde que serão oferecidas aos adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas. Em datas programadas, as unidades móveis do programa farão dois tipos de atendimento: o primeiro com consultas médicas e outro com atendimento psiquiátrico.
A ação desta terça-feira aconteceu na Unidade de Atendimento Socioeducativo (UASE) de Ananindeua. Sob supervisão da coordenação do Presença Viva e da direção da Unidade, os pacientes foram consultados em número de dois por vez, no decorrer dos dois turnos. “Entre os serviços que estaremos oferecendo estão consultas em Clínica Médica, Dermatologia e Ginecologia, verificação da pressão arterial e entrega de kits de limpeza bucal e de medicamentos”, explica a coordenadora do Programa Presença Viva, Viviane Bernardes.
O cronograma de atendimentos prossegue nesta quarta-feira, 11, ainda na UASE de Ananindeua. Na sexta, 12, os veículos estarão a postos no Centro de Internação do Adolescente Masculino (CIAM), localizado no Conjunto Jardim Sideral, em Belém. Após o carnaval, o cronograma de atendimento prosseguirá no dia 24, novamente no Ciam e, nos dias 25 e 26, na UASE de Benevides, situada na avenida Augusto Meira Filho.
Já os mutirões para atendimento psiquiátrico atenderão demandas que envolvem cuidados especiais em saúde mental, incluindo os relacionados ao consumo de drogas e associados. O cronograma de ação vai atender nos seguintes dias e locais: 21 de fevereiro, no CIAM do Jardim Sideral, nos dois turnos; 28 de fevereiro, no CIAM de Benevides, também nos dois turnos, e dia 07 de março, no Centro Socioeducativo Feminino (CSEF), situado no conjunto Cidade Nova 5, em Ananindeua, pelo período da manhã.
Além da Sespa, outras instituições públicas, como o Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Corpo de Bombeiros (CBM), Fundação Pro Paz e as secretarias de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e Assistência, Trabalho e Renda (Seaster) têm sido parceiras da Fasepa em favor do fortalecimento de medidas socioeducativas voltadas para adolescentes e jovens em conflito com a lei.
Mantenedora de 15 unidades socioeducativas na Região Metropolitana de Belém, Marabá e Santarém, a Fasepa atende, atualmente, 433 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação ou semiliberdade, sendo que desse total, 88 aguardam sentença do juizado nas unidades de internação provisória.
*(Com informações da Ascom Fasepa)