Detran destaca 200 agentes para operação de carnaval
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) atuará na operação Carnaval com cerca de 200 servidores, entre agentes de fiscalização de trânsito e de educação. As equipes estarão em vias de grande movimento e nos acessos aos municípios mais procurados pelos foliões fora de Belém. De acordo com o plano de ação, as atividades serão desenvolvidas nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, na Região Metropolitana e nos municípios de Salinópolis, Bragança (Ajuruteua), Vigia, Abaetetuba, Barcarena, Marapanim (Marudá), Conceição do Araguaia, Altamira, Tucuruí, Soure/ Salvaterra, Óbidos, Curuçá, Mojuí dos Campos e Cametá.
A operação Carnaval começa nesta quinta-feira (12) e prossegue até a quarta-feira de cinzas (18). O Detran trabalhará de forma integrada com os demais órgãos do Estado. Segundo o diretor técnico e operacional, Valter Aragão, as equipes de fiscalização trabalharão com etilômetros (bafômetros) e terão o apoio de 30 viaturas mais 15 motocicletas. “Atuaremos em vários pontos destas localidades com as fiscalizações de praxe, mas nosso foco principal é a lei seca. Não vamos tolerar condutores dirigindo alcoolizados. Para essas operações específicas contaremos com o apoio das polícias Civil e Militar para garantir o cumprimento da lei”, ressalta.
Antes de pegar a estrada, alerta o diretor, o motorista não pode esquecer cuidados básicos, como verificar o abastecimento do veículo, freios, luzes, pneus e os documentos obrigatórios, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Também é preciso evitar a superlotação e o transporte de pessoas no lugar destinado às bagagens, bem como o contrário, que é carregar bagagens no lugar dos passageiros, pois em caso de colisão, as bagagens são arremessadas e podem machucar as pessoas dentro do veículo. Excesso de velocidade, falta de atenção, manobras proibidas e trafegar sem cinto de segurança são imprudências que estão na mira dos agentes do Detran.
Educação – A equipe da coordenadoria de educação também estará em vários municípios do Estado com ações educativas. O objetivo é desenvolver a educação no trânsito com foco na prevenção e na preservação da vida, informando e orientando o folião sobre os riscos de acidentes nas vias, promovendo assim a paz para um trânsito seguro.
Para o coordenador de educação, Mário Diego, orientar o folião, destacando direitos e deveres, é fundamental para que o trabalho atinja o objetivo, que é diminuir as ocorrências de acidentes de trânsito. “A segurança e a preservação da vida no trânsito não podem ser esquecidos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que 90% dos acidentes no trânsito durante o período do carnaval são causados por falha humana, seja pela falta de manutenção do veículo, seja pelo consumo excessivo de bebidas alcóolicas. Ainda segundo a OMS, este último fator foi o causador de 75% dos acidentes com vítimas. Então, a educação ainda é um dos fatores a serem usados como forma de prevenir acidentes”, defende.