“Todo rio é minha rua” é tema do Pôr-do-Som desta sexta na Estação
As danças tradicionais do Estado e o imaginário amazônico compõem o espetáculo “Todo rio é minha rua”, do Grupo Iaçá. A apresentação folclórica será realizada nesta sexta-feira (13), no projeto Pôr-do-Som, na Estação das Docas. A programação inicia às 18h, na orla do Armazém 3. A entrada é gratuita.
Do bairro da Pedreira, em Belém, o Grupo Iaçá traz um espetáculo folclórico composto por mais de 50 pessoas, entre músicos e o corpo de dançarinos. A apresentação conta a história de uma ribeirinha que conhece vários lugarejos da Amazônia. Durante a viagem, ela passa pelos rios do Estado e conhece as danças tradicionais das regiões do Tocantins, Tapajós e Caeté.
A ribeirinha também se depara com um alerta para a preservação das águas, através do imaginário amazônico, representado pelas lendas da Vitória-régia, do Boto e da Cobra grande. A apresentação vai contar com a participação especial de idosos do "Flor da Idade" e das crianças do Curumim – ambos projetos sociais realizados pelo Grupo Iaçá. “Durante o espetáculo fazemos uma menção às nossas tradições culturais e mostramos o quanto elas precisam ser preservadas”, diz a fundadora do Iaçá, Rosa de Oliveira.
O projeto Pôr-do-Som é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas. Confira a programação cultural completa, no site: www.estacaodasdocas.com.br.