Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa encerra campanha de carnaval com saldo positivo de doações

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/02/2015 18h19

A campanha de carnaval do Hemopa, iniciada no último dia 7, foi encerrada nesta sexta-feira, 13. O saldo parcial, até às 14h, apontava 2.256 comparecimentos e 1.968 bolsas de sangue, que deverão atender 7.872 pacientes internados na rede hospitalar do Estado. Somente em Belém são cerca de 90 hospitais, a maioria de média e alta complexidade, onde a maioria das solicitações são oriundas de atendimentos de urgência e emergência, especialmente, nos períodos festivos, como o carnaval.

Devido o carnaval, o Hemopa terá o seguinte funcionamento para coleta de sangue: no sábado, 14, o expediente será normal, de 7h30 às 17h; na segunda e terça-feira, dias 16 e 17, não haverá coleta de sangue; no diia 18, somente a partir do meio-dia. O serviço de atendimento transfusional, no entanto, é ininterrupto.

A campanha foi desenvolvida, paralelamente, nas unidades do Hemopa no interior: Marabá, Castanhal, Santarém, Redenção,Capanema, Abaetetuba, Altamira e Tucuruí. Normalmente, essas cidades recebem grande fluxo de foliões pelo feriadão do carnaval, o que eleva naturalmente a demanda transfusional da localidade ou região, exigindo estoque de sangue reforçado e com todos os tipos sanguíneos.

Ano passado, no hemocentro coordenador, em Belém, a campanha do carnaval teve a participação de 2.177 voluntários, o que resultou em 1.584 coletas e possibilitou o atendimento de 6.336 pacientes. Este ano, a mobilização teve apoio de instituições públicas e privadas, além da sociedade civil organizada. Durante todo o período da campanha, os doadores receberam preservativos, doados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), além de orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), repassadas pelas técnicas do serviço social de doadores.

Doador de sangue há dez anos, o comerciante Pedro Pinheiro da Silva, 33, colaborou com a campanha I RexPa da Doação de Sangue 2015. ''Vim colaborar com minha doação de sangue neste período e ajudar o Papão a vencer o clássico das doações. Doar sangue salva vidas, e nós apoiamos essas iniciativas. Doei também nas edições anteriores'', afirmou.

Continuidade – A campanha em Belém também ocorreu, simultaneamente, na nova unidade de coleta fixa: Estação de Coleta Hemopa-Castanheira, que funciona no térreo da passarela de acesso ao shopping na BR-316, km 1, oferecendo a mesma qualidade e segurança aos usuários. A localização da unidade facilita acesso para quem está saindo ou chegando a Belém. Portanto, antes de cair na folia, o cidadão deve dar uma paradinha na unidade e ajudar a salvar vidas doando sangue, sugere a assistente social Lilian Bouth.

Lilian Bouth lembra ainda que a campanha se encerrou nesta sexta, mas a necessidade de abastecer a rede hospitalar do Estado é contínua. Não caba nunca. Portanto, ela sugere o agendamento para coleta de sangue. “Se todas as pessoas que atendem os critérios básicos da doação praticassem esse ato, pelo menos duas vezes ao ano, não haveria insuficiência de sangue na hemorrede brasileira”, informa.

Podem doar sangue candidatos com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menor de 18 anos doa somente com autorização dos pais ou responsáveis. É necessário portar documento de identidade original com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três meses.

A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e faz coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao shopping Castanheira, e funciona no mesmo horário. Mais informações pelo telefone 0800-2808118.