Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO

Reunião discute a importância da qualificação profissional no Estado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/02/2015 19h00

Com o objetivo de fortalecer a qualificação profissional dos trabalhadores no Estado, a Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) fez nesta segunda-feira (23) reunião com representantes do Sistema S, que é o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas ao treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica. Os principais assuntos discutidos foram a fiscalização nas empresas e a qualificação específica dos trabalhadores.

A reunião faz parte das ações da secretaria para aumentar o número de pessoas qualificadas para os postos de trabalho em todo o Estado, assim como aumentar o número de pessoas empregadas. O secretário adjunto da Seaster, Everson Costa, iniciou a reunião destacando a importância do encontro. “Estamos aqui para fortalecer a qualificação profissional das pessoas que estão em busca de trabalho, mas que muitas vezes não conseguem por não terem as condições específicas”, disse.

Dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostram que 52% dos trabalhadores no Pará perdem o emprego com um ano de trabalho, muitas vezes porque não têm a qualificação necessária para a vaga ocupada. O diretor do Sest/ Senat, Mário Junior, destacou a importância da qualificação específica para os trabalhadores. “Ela é fundamental para que as vagas ofertadas pelas empresas sejam preenchidas, pois muitas vezes o que falta é uma pessoa qualificada em determinada área”, frisou.

O supervisor técnico do Dieese, Roberto Sena, apresentou uma planilha de dados que mostra onde estão localizadas as vagas de trabalho e quais são as áreas que mais empregam pessoas. Segundo ele, “é necessário cruzar esses dados com o número e os cursos que serão oferecidos pelo Sistema S para que seja possível oferecer as qualificações específicas”.