Seaster mobiliza parceiros do Pronatec para fortalecer ações de qualificação
Um encontro entre representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e outros órgãos que atuam na qualificação profissional de jovens e adultos do Estado com o Sistema S - composto por organizações e instituições do setor produtivo como Senai, Sesi, Senac, Senar, Senat e Sest -, ocorrido na manhã desta terça-feira, 24, discutiu a atual situação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Pará e também a importância da qualificação profissional para a permanência dos trabalhadores em seus empregos.
“O objetivo dessa reunião é articular novas ações, além de fortalecer o compromisso entre os órgãos estaduais e demandantes, para que possamos não apenas manter, mas expandir o que tem sido feito para garantir a qualificação da mão de obra no Pará”, destacou Heitor Pinheiro, titular da Seaster.
O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda. Os cursos voltados ao programa, financiados pelo Governo Federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica, além de instituições do Sistema S.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica do Pará, Alex Fiúza, participou da reunião e ressaltou a importância da articulação entre os órgãos envolvidos com o programa. “Para conseguirmos mais recursos e solucionar os problemas que ainda afetam o setor precisamos estar articulados e, dessa forma, mostrar ao governo federal a realidade dos cursos ofertados e a real necessidade de qualificação dos trabalhadores”, ressaltou.
Segundo Naira Pinto, representante da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), somente no âmbito da atuação do órgão já foram certificados quatro mil alunos por meio do Pronatec no estado. "A meta é que até o fim do primeiro semestre de 2015 sejam certificados mais seis mil alunos”.
De acordo com o adjunto da Seaster, Everson Costa, para trabalhar e fortalecer as políticas de qualificação profissional no Pará é necessário estabelecer parcerias. "E, para isso, vamos programar encontros permanentes que servirão como espaço para conhecermos o que cada órgão está fazendo dentro do Programa”.