Tutoria aprimora formação continuada de professores e gestores
O ano letivo 2015 das escolas públicas estaduais em Belém e no interior do Estado, que começará no dia 9 de março, terá um novo momento na formação continuada de gestores e professores da rede de ensino. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Itaú Social, prepara-se para colocar em prática a metodologia "Tutoria", que visa promover um olhar crítico desses profissionais sobre suas práticas, com o apoio de tutores. O intuito é obter resultados mais positivos quanto à aprendizagem dos alunos.
Para apresentação dessa metodologia, a Secretaria Adjunta de Ensino da Seduc (Saen) promoveu ao longo desta quarta-feira (25), na sede da Secretaria de Educação, um workshop de apresentação para 20 profissionais de Educação, intensificando a articulação com o quadro funcional do órgão estadual, para a composição de um grupo de tutores.
O processo de implantação da metodologia pedagógica, a partir da experiência no ensino público em Nova Iorque (EUA), é coordenado pela secretária-adjunta de Ensino da Seduc, Ana Cláudia Hage. As atividades da Tutoria serão encaminhadas via Saen e Centro de Formação de Professores (Cefor) da Seduc.
A Tutoria é uma formação em serviço, que ocorre no dia a dia escolar, realizada por um profissional também formado continuamente para essa função. Ele reconhece, valoriza e parte da experiência teórica e prática do tutorado para desencadear o processo de aprendizagem que busca agregar novos conhecimentos à sua atuação. O processo se dá em uma relação de parceria, corresponsabilidade entre tutor e tutorado, que constroem juntos um percurso formativo e permanentemente avaliado.
“A intenção é potencializar o conhecimento do próprio profissional, ou seja, o tutor vai orientar o tutorado a observar suas práticas e buscar novos processos para suas atividades e assim contribuir para a aprendizagem do aluno e com a comunidade escolar”, destaca Rosane Santiago, gestora de Projetos do Instituto Synergos no Pará, também parceira do Pacto pela Educação do Pará.
“Os profissionais tutorados são convidados a refletir sobre a prática em seu próprio ambiente de trabalho para aprimorar a sua atuação, sempre com foco na aprendizagem do aluno”, afirma a gestora de Projetos da Fundação Itaú Social, Priscila Dias Leite.
A metodologia tem como princípios a aprendizagem na prática, a parceria, a corresponsabilidade, a customização, protocolos e combinados, a intencionalidade e a transparência. Como estratégias, explora a observação, a escuta ativa e o questionamento, o feedback, o role play (dramatização), as caminhadas pedagógicas e a ação modelar. A partir desses conceitos, os participantes do workshop manusearam cinco casos reais em atividades práticas.