Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Paraenses buscam capacitação em escolas tecnológicas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/02/2015 16h32

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu nesta sexta-feira, 27, o período de matrícula nas 18 escolas tecnológicas do Estado. Entre os alunos que deram início ao processo está a dona de casa Rosana Moraes, 53 anos, que procurou o Instituto de Educação Deodoro de Mendonça, em Belém, para entregar a documentação necessária e garantir a vaga no curso de Logística, na modalidade Subsequente. 

"É muito bom poder voltar a estudar. Tem dois anos que eu não consigo retornar ao mercado de trabalho por conta da falta de qualificação e porque tive que cuidar da minha mãe, adoentada. O mercado hoje é preferencialmente dos jovens, por isso pessoas como eu precisam fazer algo para garantir um emprego formal. O curso de Logística é bom nesse sentido, pois já trabalhei na área como estoquista”, destacou.

As aulas nas escolas tecnológicas começam no dia 16 de março. Os candidatos aprovados serão distribuídos entre 48 cursos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional; 28 cursos do Ensino Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos (Proeja), e 42 cursos da modalidade Ensino Subsequente. O Ensino Médio Integrado destina-se a candidatos que já concluíram o Ensino Fundamental e tenham até 17 anos e 11 meses completos até a data da matrícula. Os cursos têm duração de quatro anos (oito semestres).

O Ensino Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos  (Proeja) é destinado a alunos com idade mínima de 18 anos, que tenham concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula, e os cursos a ele vinculados duram três anos (seis semestres). O Ensino Subsequente é voltado para estudantes que concluíram o Ensino Médio e a duração dos cursos é de dois anos (quatro semestres).

Parcerias

O Processo Seletivo 2015 das escolas tecnológicas somou 6.440 candidatos aprovados. As matrículas prosseguem até o dia 6 de março, nas próprias unidades escolares. Entre os cursos mais procurados está o de Técnico em Segurança do Trabalho, com 44 candidatos/vaga. Foi essa a escolha feita pelo jovem Marcos Pimentel,15 anos, que foi ao colégio Deodoro de Mendonça acompanhado da mãe, a professora Solange Pimentel. “Nós escolhemos juntos o curso pois o Marcos não tinha opção para cursar o Ensino Médio, porque ele já quer ingressar no mercado de trabalho. Fizemos algumas pesquisas e chegamos à conclusão de que ele se encaixava nessa área”, explicou Solange. Coincidentemente, o Instituto de Educação Deodoro de Mendonça também registrou o maior número de inscritos (4.521) na seleção.

Para efetuar a matrícula, os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação (original e cópia): requerimento de matrícula fornecido pela escola; Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento; Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (Ensino Médio Integrado e Proeja) e Ensino Médio (Subsequente); Histórico Escolar do Ensino Fundamental (Ensino Médio Integrado e Proeja) e Ensino Médio (Subsequente); Comprovante de participação em Programas de Transferência de Renda e Declaração de bolsista de escola da rede privada (para os candidatos que declararam estas informações no ato da inscrição); Comprovante de residência e duas fotos 3x4. No caso de candidatos declarados como portadores de necessidades especiais (PNE), é necessário apresentar laudo médico, definido no edital.

O Processo Seletivo 2015 abrange 18 escolas tecnológicas da Seduc. São elas: Anísio Teixeira, Magalhães Barata, Paes de Carvalho, Instituto de Educação do Estado do Pará, Deodoro de Mendonça, Francisco da Silva Nunes, Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo (Cacau), Dom Aristides Pirovano, Juscelino Kubitscheck de Oliveira, Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins, EETEPAs de Tailândia, Monte Alegre, Oriximiná, Vigia de Nazaré, Itaituba, Paragominas e Salvaterra e Escola Irmã Albertina Leitão.