Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo mostra à comunidade o andamento da Macrodrenagem do Tucunduba

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/03/2015 17h37

Com um investimento de R$ 121.929.293,73 milhões, dos quais R$ 69.598.485,27 milhões totalizam a contrapartida do governo do Estado, a Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba é uma grande obra de urbanização que vai beneficiar moradores dos bairros do Marco, Terra Firme e Guamá. Com conclusão prevista para o final de 2016, a macrodrenagem foi o tema da audiência pública realizada na segunda-feira (09), no salão da Igreja de São Francisco Xavier, entre gestores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), e integrantes do Movimento SOS Bairro do Marco Já.

A titular da Sedop, Noêmia Jacob, mostrou aos presentes todas as etapas da obra que estão sendo executadas, como o alargamento do canal entre as ruas Cipriano Santos e Jabatiteua, que requer o remanejamento de 31 moradias, e a colocação de pontes metálicas provisórias, para reduzir os problemas causados pelos alagamentos na área. Segundo ela, foram feitos ajustes no projeto, e o ritmo das obras ficou mais lento em função das desapropriações. A conclusão, agora, precisa de mais seis meses além do prazo previsto. Em agosto de 2013, o governo do Estado retomou a obra no canal da Rua São Domingos, sentido da Rua dos Mundurucus, executando os serviços de reforço de bordo, retificação do canal e drenagem.

Orientações - O serviço social da Sedop já realizou na área amplo trabalho de divulgação sobre os serviços que já executados pelo Estado, destinados a amenizar os alagamentos no local. No comunicado aos moradores, a Sedop reiterou a necessidade de cuidado com crianças e animais domésticos durante a circulação de máquinas pesadas no local, e pediu a compreensão quanto à interrupção do transporte público no trecho em obras, recomendando aos moradores a busca de vias alternativas de transporte.

Em maio próximo será retomada nova frente de trabalho, com a macrodrenagem do canal da Bacia do Tucunduba, que foi suspensa por conta da desapropriação dos imóveis. Os ajustes no andamento do projeto foram feitos sempre em parceria com a comunidade, enfatizou o presidente da Cosanpa, Luciano Dias. “O governo do Estado ouve os anseios da comunidade para que as coisas evoluam”, disse ele, citando a abertura do canal entre as ruas Jabatiteua e Cipriano Santos, no bairro de Canudos, feita junto com os moradores, para escoamento da água. “Essa obra tem um diferencial por ser difícil e lenta, pois retira as pessoas de dentro dos seus imóveis. Portanto, precisa ser feita com cuidado”, afirmou o presidente da Cosanpa.

Morador da Passagem Celina, no bairro do Marco, Marinaldo Neves, 63 anos, disse que, apesar dos transtornos causados pelos alagamentos, já é possível ver resultados do projeto.