Emater expõe resultados de atividades técnicas no aniversário de Santarém Novo
Agricultores familiares, representantes de instituições e técnicos foram o público-alvo da palestra que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), ministrou sobre autoabastecimento e recuperação de áreas degradadas em Santarém Novo, nordeste paraense, nesta sexta-feira, 13. A atividade integra a agenda técnica programada para comemorar o aniversário do município, neste sábado, 14.
A palestra, ministrada pelo engenheiro agrônomo Jairo Eiras, incentiva a conscientização dos agricultores sobre alimentos que são em grande parte importados de outros lugares, mas que já poderiam ser produzidos no próprio município.
Um projeto da Emater que visa contemplar 16 municípios, sob a supervisão do Escritório Local de Capanema, também no nordeste paraense, vem introduzindo mudas de banana e abacaxi junto à agricultura familiar da região e também estimula a produção de madeira de lei e lenha, como forma de implementar a cadeia regional, fortalecer social e economicamente as famílias e incentivar práticas sustentáveis.
As mudas de fruticultura são doadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap).
Reconhecido polo produtor de farinha, o município de Santarém Novo tem tido sua reserva ambiental afetada por conta da retirada da madeira para a produção de lenha. “Em cinco anos pretendemos colher os primeiros frutos desse grande projeto, que contempla também a preservação dos animais silvestres, muitos dos quais vem desaparecendo por conta da caça predatória”, relata Eiras.
A programação técnica coordenada pela Emater e que celebra os 56 anos de emancipação política de Santarém Novo, vem acontecendo desde o último dia 9, quando mulheres agricultoras e integrantes do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) participaram de uma oficina para a produção de sabão ecológico e reciclagem de papelão para embalagem de presente, ofertadas com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Na quinta-feira, 12, a Emater também montou uma exposição de trabalhos desenvolvidos no campo junto às famílias agricultoras durante a “I Expo Santarém Novo”, realizada no Ginásio Rogerão. Em um tanque instalado no local o público pode conferir como se dá a criação de tilápias e de caranguejo, esta última desenvolvida junto aos extrativistas da Reserva Chocoaré Matogrosso, onde a Emater atende 865 famílias.
A Emater de Santarém Novo atende exclusivamente a agricultura familiar no campo e garante o acompanhamento de quase 1.150 produtores.