Grupo de contadores de histórias da Uepa completa 15 anos
O Griot, que reúne de contadores de histórias da Universidade do Estado do Pará (Uepa), comemora nesta terça-feira, 24, quinze anos de existência. O grupo faz parte de um projeto de extensão vinculado ao grupo de pesquisa Culturas e Memórias da Amazônia (CUMA) e é coordenado pela professora Renilda Bastos. As comemorações ocorrerão no Centro Cultural Sesc Boulevard.
Contador é aquele que narra histórias literárias em diversos locais ou em programações específicas, priorizando espaços públicos como hospitais, praças e universidades. Daí o nome do grupo, uma homenagem aos contadores de histórias africanos, sugerido pela professora e coordenadora do CUMA, Josebel Akel Fares.
O Griot é composto por alunos e ex-alunos da Uepa e surgiu em 1999, a partir da ideia de Renilda em formar uma equipe de leitura para estimular nos alunos a vontade de aprender. “Eu queria que eles tivessem contato com textos de todos os gêneros literários. Como professores de crianças, eles deveriam formar novos leitores a partir de sua própria prática. Eu queria que eles, simplesmente, contassem histórias para seus alunos”, afirma.
As atividades em comemoração pelos 15 anos do grupo começam às 16h, com apresentações poéticas e prosas direcionadas às crianças. Na ocasião, o público conhecerá a história do grupo desde a sua formação. A programação será realizada no Centro Cultural Sesc Boulevard, localizado no Boulevard Castilhos França, no bairro da Campina. As entradas são gratuitas.