Simão Jatene recebe distinção do Grêmio Literário e Recreativo Português
Na manhã desta quarta-feira, 01, o governador Simão Jatene recebeu a medalha alusiva aos 147 anos do Grêmio Literário e Recreativo Português, entregue durante o encontro com o presidente Mário Paiva e membros da diretoria do clube, no Palácio dos Despachos. Além da distinção, o chefe do Executivo Estadual também foi presenteado com uma carteira de “membro honorário” do clube lusitano e com livros de memórias e revistas com a história dos portugueses no Pará.
Jatene agradeceu a deferência e falou da importância da cultura portuguesa para o Estado, desde a arquitetura até a culinária, que foi incorporada à cultura paraense. “O Pará tem muita influência de Portugal. A nossa culinária tem uma forte presença portuguesa”, lembrou o governador, ressaltando a necessidade de manutenção dessa memória no Estado.
O presidente executivo do Grêmio Português, Mário Paiva, falou do interesse do clube em tornar a Biblioteca Fran Paxeco, que possui cerca de 40 mil volumes, em uma biblioteca pública, contribuindo para a divulgação da história do Pará. “Queremos que todos tenham acesso ao precioso acervo que temos. É um verdadeiro memorial português aqui em Belém”, contou.
O governador afirmou que a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) avaliará que mecanismos serão necessário para que o estado incorpore a biblioteca portuguesa, além de estudar a possibilidade de reeditar algumas das obras que fazem parte do acervo.
A comitiva do Grêmio Literário e Recreativo Português foi composta, ainda, pelo presidente do conselho, Antônio Lopes; pelo presidente da assembléia geral, João Pisco; e pelos diretores Antônio Pina, Valmor Córdoba, Carlos Lopes, Haroldo Pimentel e Manoel Miranda.