Fapespa integra audiência pública do PPA no Baixo Amazonas
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) participa nestes próximos dois meses de uma série de audiências públicas do Plano Plurianual (PPA) nas Regiões de Integração do estado do Pará, com o objetivo de disponibilizar indicadores que auxiliem nos debates sobre planejamento estratégico do Governo do Estado.
Na primeira assembleia, realizada esta semana, em Santarém, região do Baixo Amazonas, juntamente com o secretário de Planejamento do Estado, José Colares, o presidente da Fapespa, Eduardo Costa, e demais membros do secretariado estadual e dos municipios da região ouviram os interesses dos habitantes da localidade, a fim de definir os elementos norteadores para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) dos próximos quatro anos.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), o debate com a população regional para a elaboração do PPA é subsidiado pela Fapespa a partir de um diagnóstico socioeconômico e ambiental das Regiões de Integração. Nesta assembleia, Eduardo Costa apresentou os indicadores da Região do Baixo Amazonas, que destacam as potencialidades e os desafios para a região.
O presidente da Fapespa reiterou a importância de ouvir a população da região. “Nós temos a possibilidade de potencializar a gestão dos gastos públicos, por meio da identificação de áreas prioritárias e dos interesses da população local para elaboração de políticas públicas a serem inseridas no PPA”, ressaltou.
"Essa consulta pública veio ao encontro do que nós estamos precisando, porque temos que participar mesmo deste processo. Eu achei muito interessante esse trabalho desenvolvido pela equipe da Seplan e da Fapespa, inclusive, eu penso que isso deve ser modelo para outros gestores utilizarem esse tipo de metodologia", sugeriu a professora Carmem Andrade.
Contexto Regional
Com 8 milhões de habitantes, o estado do Pará tem 4% da população nacional e 47% da região Norte. A Região de Integração do Baixo Amazonas possui 705.737 habitantes, 8,7% da população do Estado do Pará. O PIB dessa região é de R$ 5,9 bilhões, representando 6,5% do PIB paraense e responde por 12% do PIB agropecuário do estado.
A região destaca-se na extração de bauxita e é um importante polo de pesca continental. É também a maior produtora de mandioca do estado (30%) e terceiro na produção de soja (17%) e na produção de milho (18%), assim como maior produtor de castanha do Pará (94%) e terceiro na extração madeireira (19%).
Para obter mais informações sobre o Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Baixo Amazonas, clique aqui.