Polícia Militar encerra homenagens a Tiradentes com outorga de medalha
A medalha Tiradentes, honraria outorgada a militares e civis que por suas relevantes atribuições, colaboram para a projeção e fortalecimento do trabalho da Polícia Militar do Pará, foi entregue na manhã desta terça-feira a 282 personalidades do Estado, durante a solenidade que encerrou as comemorações em homenagem ao patrono da corporação, Joaquim José da Silva Xavier.
O evento, presidido pelo governador Simão Jatene, foi realizado no auditório do Grêmio Literário e Recreativo Português, em Belém, e também marcou a promoção de 234 policiais militares, sendo 82 oficiais e 152 praças.
O Major Fernando Oeiras, com 21 anos dedicados à Polícia Militar do Pará, foi um dos agraciados com a medalha. Para ele, a distinção representa um marco na carreira policial. "Esse evento é um momento singular para todos os policiais, que tem seu trabalho diário lembrado e reconhecido, mas ganha uma importância maior ainda para quem recebe essa honraria", declarou.
Em seu discurso o comandante geral da Polícia Militar do Pará, coronel Roberto Campos, parabenizou todos os policiais e desejou sucesso aos profissionais que foram promovidos. "Desejo que tenham sabedoria para enfrentar os desafios dessa nova fase de suas carreiras. Nós, policiais militares, trabalhamos diuturnamente para garantir que a população, especialmente nossas crianças e jovens, sejam herdeiros de uma sociedade mais justa, mais pacífica e igualitária. É para isso que vivemos e lutamos”, reiterou.
Os presentes à solenidade puderam conhecer alguns dos trabalhos e projetos desenvolvidos pela polícia, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o Centro Interdisciplinar de Equoterapia (Ciec), o Batalhão de Polícia Ambiental, o Batalhão de Polícia de Choque, a Ronda Tática Metropolitana (Rotam), a Cavalaria e o Canil da PM, expostos em quiosques montados no espaço interno do Grêmio Recreativo.
Também foram expostos o helicóptero do Grupamento Aéreo da Segurança Pública (Graesp) e exemplares das novas viaturas que serão utilizadas pela PM em substituição a quase mil veículos da frota com tempo de uso superior a dois anos.
Após a cerimônia, o governador Simão Jatene visitou todos os espaços e conversou com os profissionais que atuam nessas frentes. Na oportunidade, falou da importância do trabalho de prevenção na disseminação da cultura de paz. “A violência lamentavelmente é uma doença que não se cura com um único remédio. É preciso atuar na repressão, trabalho esse que é fundamentalmente desenvolvido pela polícia, mas sobretudo é necessário investir na prevenção, e esse é um desafio de toda a sociedade. O combate à violência tem que ser uma luta coletiva e cotidiana”, destacou o governador.
A solenidade também contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-governador Zequinha Marinho, magistrados, gestores de órgãos estaduais e municipais, militares das Forças Armadas parlamentares e representantes de instituições públicas e privadas. O evento alusivo ao Dia de Tiradentes é uma homenagem ao alferes de cavalaria Joaquim José da Silva Xavier, que deu sua vida na luta pela independência do Brasil, no movimento conhecido como “Inconfidência Mineira”.