Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Audiência pública na Alepa marca comemorações pelos 70 anos do curso de Enfermagem da Uepa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/05/2015 13h40

Uma audiência pública sobre educação, saúde e tecnologia na Universidade do Estado do Pará (Uepa) marcou a programação pelos 70 anos do curso de Enfermagem da instituição, na tarde desta quarta-feira, 13, às 15h, no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Durante o evento, deputados estaduais, professores e alunos da universidade participaram da solenidade da lâmpada, símbolo do curso.

Uma aluna, vestida com trajes do século XIX, andou pelo corredor do auditório com uma lâmpada em mãos. A simbologia fez alusão à enfermeira inglesa aristocrata Florence Nightingale, que durante a Guerra da Crimeia (1853 – 1856), dedicou a vida à profissão. A enfermeira caminhava todas as noites à procura de pacientes feridos. A lamparina iluminava as rondas noturnas e, por isso, ela ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”.

Florence se tornou símbolo da enfermagem moderna ao demonstrar zelo, busca de bem estar e a saúde dos pacientes ao trazer luz, sinônimo da cura. A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Terezinha Vieira da Silva, destaca a relevância da encenação. "A lâmpada se tornou símbolo da enfermagem na guerra. Ela é acesa no primeiro dia de evento e apagada no último. A Florence exerceu a enfermagem quando havia um enfermeiro para cada 100 pessoas. A partir dela, a enfermagem começou a ser feita com cientificidade. Antes era exercida por pessoas inabilitadas".

A solenidade integrou a audiência pública sobre educação, saúde e tecnologia na Uepa, proposta pelo deputado Dirceu Tem Caten. No discurso, ele destacou a contribuição da Universidade para a educação no Estado. "O tema da educação tem sido o mais recorrente na tribuna deste parlamento. Entendemos que a educação é a grande base de uma sociedade mais justa e sem tantas desigualdades. A Uepa é a universidade mais descentralizada de toda a Amazônia. Não resta dúvida nenhuma de que tem a contribuir de forma significativa para os profissionais do estado’’.

O estudante do curso de Licenciatura em Letras do campus da Uepa em Conceição do Araguaia, Rodrigo Milhome, pontuou a necessidade da continuidade de investimentos na educação. "Precisa ser direcionado investimento para o desenvolvimento da educação. A Uepa é do estado e os deputados precisam olhar para ela. Nós, alunos, amamos a Uepa e eu tenho orgulho de ser Uepa", ressaltou. Ele e outros estudantes dos municípios de Marabá, São Miguel do Guamá e Igarapé-Açu estiveram presentes na audiência.

O vice-reitor da universidade, Rubens Cardoso da Silva, representou o reitor Juarez Quarema. Na bancada, Rubens enfatizou o compromisso da universidade em avançar e atender os anseios dos estudantes. "O governo já nos sinalizou o compromisso de conclusão das obras e de autorização da suplementação orçamentária para investir em infraestrutura".

Os deputados Iran Lima e soldado Tércio parabenizaram a instituição pelo aniversário do curso. "Conheço o trabalho da Uepa. Fui prefeito de Moju e fizemos uma parceria nesse tempo lá. Nós somos parceiros nessa casa", diz Iran. "Parabenizo o curso de Enfermagem. Nós, como representantes do povo, vemos a Uepa como nossa joia preciosa", pontua Tércio.