Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
UEPA

Exposição conta os 70 anos do curso de Enfermagem da Uepa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/05/2015 19h36

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em comemoração aos 70 anos curso de Enfermagem e da Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB), realiza até esta sexta-feira, 15, uma exposição no Shopping Pátio Belém com o tema Escola de Enfermagem Magalhães Barata: 70 Anos de História. A mostra apresenta um pouco da trajetória da instituição e do curso em torno dessas sete décadas.

A exposição é formada por fotos, vídeos, além dos uniformes que eram utilizados pelos profissionais nas décadas de 50 a 90. Além da exposição, professores fazem demonstração de técnicas, entre elas, a ressuscitação cardiorrespiratória (RCR), caracterizada pela reanimação de pessoas. A professora Dilma Fagundes de Sousa, afirma que este treinamento é importante para prever situações emergenciais. “É importante até mesmo dentro de casa e em qualquer situação, caso ocorra algo, qualquer pessoa a partir do treinamento pode ajudar e socorrer quem precise”.

A aluna do 1º semestre do curso de Enfermagem, Camila Cristina, ressalta a importância em participar do evento. “Estou muito feliz em poder conhecer mais do meu curso, ainda mais eu que estou iniciando. Tem coisas que eu não sabia e, talvez, não saberia se não participasse. O treinamento, por exemplo, foi super importante porque capacita para os primeiros socorros”.

A programação em comemoração aos 70 anos curso de Enfermagem e da Escola de Enfermagem Magalhães Barata encerra-se no domingo, 17, com a ll Caminhada da Saúde, a partir das 8h, no Portal da Amazônia. Os interessados deverão se inscrever no hall de entrada da Escola, até sexta-feira, 15. É cobrado o valor simbólico de R$ 10, que dá direito a uma camisa.

História - A Escola de Enfermagem Magalhães Barata foi criada no dia 10 de novembro de 1944, inicialmente com o nome Escola de Enfermagem do Pará, alterada posteriormente para o nome atual, em homenagem ao Interventor do Estado do Pará, coronel Joaquim de Magalhães Cardoso Barata. O intuito era produzir conhecimento acerca das necessidades de saúde da sociedade amazônica. Até 1972, a escola também ofertou o curso de Auxiliar em Enfermagem. A instituição já formou mais de 3.900 enfermeiros.