Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Alunos da escola Stélio Maroja, na Cremação, recebem reforço escolar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/05/2015 16h56

A escola estadual de ensino fundamental Stélio Maroja, no bairro da Cremação, dá início a uma semana de reforço escolar para os alunos que estão com baixo desempenho em sala de aula. A medida, segundo a direção, deve garantir que a escola mantenha boa pontuação nas avaliações nacionais. Em 2013, a unidade recebeu a melhor nota do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), das instituições vinculadas à 4ª Unidade da Seduc na Escola (USE 4). Em 2015, a meta é ultrapassar a média de 4.8, garantindo 5.6.

“Somos referência no bairro, e a comunidade acompanha o desempenho da nossa escola, que é resultado do trabalho dos técnicos, professores e também dos pais”, diz o diretor da escola Stélio Maroja, João Pimentel.

O reforço escolar será aplicado durante uma semana após as aulas regulares dos alunos, por volta das 9h30, com os estudantes que precisam melhorar o desempenho. Antes disso, os estudantes participaram do projeto Leitura Paidégua, em abril. A leitura foi conduzida pelo corpo técnico da escola e tinha como objetivo fazer a triagem dos alunos que mais precisavam de reforço.

Para a professora Odália Freitas Ayres, que aplica o reforço em duas turmas do terceiro ano, a metodologia é importante para que os alunos acompanhem o ritmo normal da turma e não fiquem retidos no fim do ano. “Às vezes a criança não alcança a leitura no segundo ano, e isso é um desafio para os professores do terceiro ano, porque nesta etapa os alunos têm que conseguir ler, escrever, interpretar e produzir pequenos textos, além de ter noções das quatro operações de Matemática para conseguir avançar de ano”, explicou.

Além das atividades em sala de aula, os estudantes também participam do programa Mais Educação, do governo federal, com oficinas de caratê, judó, balé e letramento, o que garante um reforço a mais aos alunos mais necessitados. A escola tem 322 alunos distribuídos nas dez turmas do ensino fundamental menor (1º ao 9º ano).