Sedap capacitou mais de três mil batedores com orientações sobre boas práticas de manipulação do açaí
O trabalho é realizado pela Diretoria de Feiras e Mercados da secretaria e conta com a parceria das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal, Sespa e Casa do Açaí. Os trabalhadores também foram beneficiados com o repasse de EPIs e equipamentos como branqueador e mesa de seleção
O governo do Estado do Pará, por meio da Diretoria de Feiras e Mercados (DFM) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) vem, ao longo dos três anos de criação da diretoria, desenvolvendo um relevante trabalho de apoio e fomento através de capacitações e doações de equipamentos necessários ao adequado desenvolvimento e comercialização do açaí em todo o Estado do Pará. Mais de três mil trabalhadores do segmento já foram capacitados e receberam certificados na Região Metropolitana de Belém, segundo dados levantados pela DFM.
Em todas as três edições já realizadas do Festival Açaí Pará, coordenado pela DFM da Sedap, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, foi ofertada a capacitação de batedores com a finalidade de levar boas práticas de higiene na manipulação do produto. Somente na última edição – em junho do ano passado, mil batedores foram capacitados ao mesmo tempo pela Vigilâncias Sanitárias do Município e do Estado. Os trabalhadores, ao final do treinamento, receberam ainda a carteira de manipulação de alimentos.
“Foi uma ação inédita, a Diretoria de Feiras e Mercados capacitou esses mil batedores simultaneamente durante a realização da terceira edição do festival e ainda entregou certificados. Nosso objetivo, assim como as demais capacitações que fizemos em Belém e outros municípios, como Ananindeua, e até em distritos, como Cotijuba, foi para orientar nossos trabalhadores nas boas práticas da manipulação do açaí. Para este ano de 2026, vamos continuar com as nossas ações. Vamos fortalecê-las mais ainda”, observou o diretor de Feiras e Mercados da Sedap, Manoel Rendeiro, o “Didi do Ver-o-Peso”.
Equipamentos – Além de capacitações, a Diretoria de Feiras e Mercados realizou a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e equipamentos destinados à fabricação e comercialização do açaí – como branqueadores e mesa de seleção - abrangendo toda a Região Metropolitana de Belém.
“A Diretoria de Feiras e Mercados, por intermédio de suas coordenações, vem atuando de forma contínua para erradicar práticas laborais em desacordo com as normas legais, especialmente no que concerne à manipulação de açaí e bacaba. Esse trabalho teve início em 2022, com ações voltadas aos batedores de açaí, beneficiando-os com doação de equipamentos, além da promoção de ações em diversos municípios de Belém, com a entrega de EPIs e orientações técnicas sobre o processo adequado de beneficiamento do açaí”, pontuou Rendeiro.
Parcerias - O trabalho da DFM contou com a parceria de instituições como a Casa do Açaí, com capacitações que beneficiaram mais de 500 batedores de açaí. O coordenador de boas práticas de açaí da Sedap, Marivaldo Ferreira, ressalta que a Diretoria de Feiras e Mercados reafirma seu compromisso institucional com a valorização dos trabalhadores, a promoção da segurança alimentar, a qualificação das práticas produtivas e o fortalecimento da economia local.
“Atuando de maneira contínua e integrada para assegurar condições adequadas de trabalho, respeito às normas sanitárias e melhoria da qualidade do açaí ofertado à população. As ações desenvolvidas evidenciam o papel estratégico da DFM na formulação e execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, à inclusão produtiva e à proteção da saúde pública em todo o Estado do Pará”, ressaltou o coordenador.
Nos dias 3 e 4 do mês passado, a Sedap participou do treinamento voltado ao fortalecimento das boas práticas de manipulação do açaí. A programação foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Divisão de Vigilância de Produtos do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (DIVPD/DEVS/DVS), em parceria com a Casa do Açaí e a Vigilância Sanitária de Belém. A capacitação foi realizada na Casa do Açaí, no bairro da Cidade Velha e buscou aprimorar o trabalho realizado nas fiscalizações e coleta de amostras de interesse sanitário.
