Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTOS

Pará é o 4º Estado que mais investiu em Segurança Pública, segundo ranking nacional

Pará subiu duas posições segundo ranking produzido pelo governo federal

Por André Macedo (SEGUP)
08/01/2026 19h18

Os investimentos contínuos que vêm sendo realizados na segurança pública do Pará seguem sendo reconhecidos nacionalmente, conforme ranking divulgado pelo governo federal nesta quarta-feira (7). De acordo com o levantamento, o Pará avançou duas posições e alcançou a 4ª colocação entre os Estados com a maior taxa de investimentos executados do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), entre os anos de 2019 e 2025. 

O monitoramento e divulgação são realizados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), órgão que gere e atualiza, mensalmente, os recursos e todos os investimentos executados. O levantamento divulgado aponta que o Pará atingiu 75,18% da execução dos recursos que foram repassados pelo fundo entre os anos de 2019 a 2024, ficando atrás apenas dos Estados do Ceará, Rio Grande do Sul e Paraná.

Do total de valores repassados pelo FNSP nos anos citados, esta porcentagem corresponde a R$ 231.695.417,28 gastos efetivamente via Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (FESPDS/PA), entre janeiro de 2019 a 2025. 

Segundo o secretário de segurança pública e defesa social, Ualame Machado, o Pará vem apresentando crescimento ano a ano no ranking divulgado pelo governo federal, demonstrando o avanço na execução das verbas disponibilizadas.
 
"O resultado demonstrado no ranking nacional divulgado essa semana é muito importante para nós, pois um dia já estivemos no 25º lugar, ano passado chegamos ao 6º e esse ano somos o 4º Estado. Nós avançamos com a execução de muitos investimentos no ano de 2025 e temos muitos processos de aquisição, de investimento em andamento que vão possibilitar avançar ainda mais nesse ranking e garantir ainda mais segurança para a população paraense”, explica Ualame Machado.

Entregas - Em 2025, o Pará investiu em Segurança Pública por meio do FESPDS um total de R$ 53.309.322,59 em equipamentos, tecnologias, aquisição de materiais, melhorias de qualidade de vida para a tropa, viaturas e aperfeiçoamento de efetivos.

Dentre as principais aquisições do ano passado estão o novo Centro Integrado Móvel; um ônibus double deck; algemas; coletes balísticos; pistolas beretta.40mm; viaturas de resgate; lanchas blindadas, sendo uma delas voltada para atendimento à mulher ribeirinha; aeronaves remotamente pilotadas (drones); rádios HT; veículos; grandas explosivas e lacrimogêneas e tabletes multiespectrais forenses.

“Somos reconhecidos nacionalmente entre os Estados que mais investem em segurança pública, o que demonstra a seriedade com que trabalhamos pelo bem-estar da população. Esses esforços evidenciam a técnica, o compromisso e o empenho para reduzir a criminalidade mês a mês, conquistar a confiança da sociedade, manter os índices em queda e garantir mais tranquilidade”, finaliza Ualame Machado.

Fundo Nacional - O Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), instituído no âmbito do Ministério da Justiça, tem o objetivo de apoiar projetos na área de segurança pública e prevenção à violência, enquadrados nas diretrizes do plano nacional de segurança pública. O Pará por meio do FESPDS recebe recursos do FNSP para investir nos órgãos de segurança por meio da modalidade Fundo a Fundo.

Desde a criação do Fundo Estadual, os recursos têm sido fundamentais para aquisições estruturantes para a segurança pública. O Fundo Estadual foi instituído por meio de legislação sancionada pelo governador do Estado, Helder Barbalho, em novembro de 2019. Com a criação, o Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) ficou apto a receber recursos com vistas ao financiamento do MJSP.