Pará é o 4º Estado que mais investiu em Segurança Pública, segundo ranking nacional
Pará subiu duas posições segundo ranking produzido pelo governo federal
Os investimentos contínuos que vêm sendo realizados na segurança pública do Pará seguem sendo reconhecidos nacionalmente, conforme ranking divulgado pelo governo federal nesta quarta-feira (7). De acordo com o levantamento, o Pará avançou duas posições e alcançou a 4ª colocação entre os Estados com a maior taxa de investimentos executados do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), entre os anos de 2019 e 2025.
O monitoramento e divulgação são realizados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), órgão que gere e atualiza, mensalmente, os recursos e todos os investimentos executados. O levantamento divulgado aponta que o Pará atingiu 75,18% da execução dos recursos que foram repassados pelo fundo entre os anos de 2019 a 2024, ficando atrás apenas dos Estados do Ceará, Rio Grande do Sul e Paraná.
Do total de valores repassados pelo FNSP nos anos citados, esta porcentagem corresponde a R$ 231.695.417,28 gastos efetivamente via Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (FESPDS/PA), entre janeiro de 2019 a 2025.
Segundo o secretário de segurança pública e defesa social, Ualame Machado, o Pará vem apresentando crescimento ano a ano no ranking divulgado pelo governo federal, demonstrando o avanço na execução das verbas disponibilizadas.
"O resultado demonstrado no ranking nacional divulgado essa semana é muito importante para nós, pois um dia já estivemos no 25º lugar, ano passado chegamos ao 6º e esse ano somos o 4º Estado. Nós avançamos com a execução de muitos investimentos no ano de 2025 e temos muitos processos de aquisição, de investimento em andamento que vão possibilitar avançar ainda mais nesse ranking e garantir ainda mais segurança para a população paraense”, explica Ualame Machado.
Entregas - Em 2025, o Pará investiu em Segurança Pública por meio do FESPDS um total de R$ 53.309.322,59 em equipamentos, tecnologias, aquisição de materiais, melhorias de qualidade de vida para a tropa, viaturas e aperfeiçoamento de efetivos.
Dentre as principais aquisições do ano passado estão o novo Centro Integrado Móvel; um ônibus double deck; algemas; coletes balísticos; pistolas beretta.40mm; viaturas de resgate; lanchas blindadas, sendo uma delas voltada para atendimento à mulher ribeirinha; aeronaves remotamente pilotadas (drones); rádios HT; veículos; grandas explosivas e lacrimogêneas e tabletes multiespectrais forenses.
“Somos reconhecidos nacionalmente entre os Estados que mais investem em segurança pública, o que demonstra a seriedade com que trabalhamos pelo bem-estar da população. Esses esforços evidenciam a técnica, o compromisso e o empenho para reduzir a criminalidade mês a mês, conquistar a confiança da sociedade, manter os índices em queda e garantir mais tranquilidade”, finaliza Ualame Machado.
Fundo Nacional - O Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), instituído no âmbito do Ministério da Justiça, tem o objetivo de apoiar projetos na área de segurança pública e prevenção à violência, enquadrados nas diretrizes do plano nacional de segurança pública. O Pará por meio do FESPDS recebe recursos do FNSP para investir nos órgãos de segurança por meio da modalidade Fundo a Fundo.
Desde a criação do Fundo Estadual, os recursos têm sido fundamentais para aquisições estruturantes para a segurança pública. O Fundo Estadual foi instituído por meio de legislação sancionada pelo governador do Estado, Helder Barbalho, em novembro de 2019. Com a criação, o Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) ficou apto a receber recursos com vistas ao financiamento do MJSP.
