Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO OCUPAÇÃO

Polícia Militar lança "Operação Ocupação" em Marituba e Belém com força total

Ação integrada utiliza efetivo máximo, viaturas e embarcações para intensificar o policiamento ostensivo e cumprir mandados em áreas estratégicas

Por Edson Costa (PMPA)
08/01/2026 18h25

Com o objetivo de reforçar a segurança e intensificar o combate à criminalidade, a Polícia Militar do Pará deu início, nesta quinta-feira (8), à "Operação Ocupação", em Belém e Marituba. A ação preventiva está sendo realizada de forma integrada com outros órgãos de segurança pública e contará com o efetivo máximo de agentes e motocicletas, nos dois locais.

A operação que, no âmbito do Estado, está sendo coordenada pelo Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Sieds), tem apoio dos Comandos de Missões Especiais (CME) e de Policiamento Ambiental (CPA), unidades que dão suporte no cumprimento de mandados de prisão, bloqueios viários, incursões em áreas sensíveis, além de ações de saturação e policiamento ostensivo em locais de grande fluxo populacional. O foco principal é a prevenção de crimes contra a vida e contra o patrimônio, por meio da presença estratégica e contínua das forças de segurança nas ruas.

As guarnições de serviço ordinário vão intensificar as ações preventivas, tais como rondas, abordagens e barreiras com abordagem veicular e/ou pessoal e diligências, visando a identificação de possíveis rotas de fugas, tal como de locais para armazenamento de armamentos, munições e entorpecentes. A PMPA também vai intensificar a prevenção em áreas com maior histórico de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).

Abertura em Marituba

A operação começou por Marituba e está sendo comandada pelo 21° Batalhão, que é a unidade responsável pelo policiamento no município. As atividades se estenderão até às 23h59 desta sexta-feira (9). Ao todo, compõem a operação 54 viaturas, 42 motos e duas embarcações, que reforçam o policiamento especialmente nas áreas de difícil acesso que foram identificadas anteriormente pela  Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), para fiscalizar apenados com monitoramento eletrônico, abordar suspeitos e cumprir mandados de prisão, apreendendo foragidos da justiça.

Bairros de Belém também terão mais segurança

Já nos próximos dias 15 e 16 de janeiro, a "Operação Ocupação" será realizada nos bairros do Bengui e Cabanagem, e será comandada pelo 24° Batalhão. Nos dias 22 e 23, será a vez dos bairros do Guamá, Canudos e Terra Firme receberem as ações ostensivas e preventivas de segurança pública, desta vez, sob o comando do 37° Batalhão.

A “Operação Ocupação” integra um esforço estratégico de enfrentamento à criminalidade, priorizando a presença ostensiva, a atuação inteligente e a resposta rápida das forças de segurança. Com reforço logístico e humano, a iniciativa busca não apenas reduzir os índices de violência, mas também fortalecer a sensação de segurança da população nas áreas mais vulneráveis de bairros de Belém e Marituba.

“Hoje (8), estamos no município de Marituba realizando o lançamento da 'Operação Ocupação', uma ação estratégica planejada pela Polícia Militar com objetivo de reforçar a presença policial nas ruas por meio de incursões, barreiras e abordagens. A operação busca coibir crimes como roubos, homicídios, latrocínios, tráfico de drogas e o porte ilegal de armas. As ações serão realizadas em áreas com grande fluxo de pessoas e veículos e acontecerá de forma semanal, e, além de Marituba, ocorrerá também em Belém, Ananindeua e Benevides. Com isso, a Polícia Militar reafirma seu compromisso com a segurança e a proteção da sociedade”, explicou o coronel Mariúba, Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da Polícia Militar.

Texto: Josuelton Chagas - Ascom PM