Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Inflação na região metropolitana de Belém foi de 0,9% em maio

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/06/2015 17h50

A inflação na Região Metropolitana de Belém (RMB) em maio deste ano, segundo o Índice de Preço ao Consumidor (IPC), da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), foi de 0,9%, queda de 0,29 ponto percentual em relação a abril.

Segundo o estudo, o consumidor sofreu com os impactos da taxa em função dos preços médios de alguns serviços, como a tarifa de ônibus urbano, reajustada em 6,5% na metade do mês de maio. Também contribuíram para o IPC do mês as apostas feitas na Lotomania (alta de 7,52%) e Mega-Sena (8,8%).

No item alimentação, carnes bovinas de segunda tiveram aumento de 3,78%, que impactou mais no orçamento das famílias cuja faixa de renda é de um e oito salários mínimos. Quando analisado os noves grupos de despesas, o IPC aponta que oito tiveram taxas positivas. Um deles é o de despesas e serviços pessoais, com a taxa de 1,99%.

Os maiores responsáveis por este percentual foram os subgrupos serviço pessoal, serviços de recreação e despesas pessoais. O grupo Vestuário apresentou a menor taxa dentre os oito grupos, 0,23%. Educação, leitura e papelaria foi o único grupo a ter comportamento inverso dos demais, registrando taxa negativa de -1,96%.

O  IPC mensura as variações mensais de preços dos bens e serviços que compõem o orçamento das famílias com rendimentos entre um e oito salários mínimos. Os dados são coletados nos estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços e concessionária de serviços públicos.