Pará define propostas e elege delegados da agricultura familiar para Conferência no DF
Durante dois dias, em Belém, lideranças de territórios rurais de todo o Pará debateram ações e políticas públicas a partir das necessidades dos agricultores
Representantes de territórios rurais paraenses votaram propostas de políticas públicas durante a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizada neste final de semana, em Belém, para definir diretrizes que orientarão políticas públicas nacionais e investimentos voltados ao desenvolvimento da agricultura familiar
Depois de dois dias de oficinas, palestras técnicas, debates e votação, lideranças de territórios rurais de todo o Pará aprovaram 30 propostas de políticas públicas definidas a partir das necessidades dos agricultores familiares e comunidades tradicionais paraenses. Também foram eleitos 38 delegados que irão à Conferência Nacional do segmento, em junho, em Brasília (DF).
Os 38 delegados vão representar as mais de 300 mil famílias de assentados da reforma agrária, colonos, extrativistas, ribeirinhos, seringueiros e agricultores urbanos e periurbanos que garantem 70% dos alimentos que chegam às mesas paraenses, preservam a nossa cultura alimentar e conservam mais de 27 milhões de hectares de floresta no território paraense.
“A avaliação é de que a Conferência foi um sucesso porque reuniu e deu voz a agricultores e comunidades tradicionais de todas as regiões do Pará. Mostrou a força da agricultura familiar. Foram cerca de 250 representantes dos territórios rurais, mais de 50% deles mulheres e 20% jovens disse o secretário de estado de Agricultura Familiar, Cássio Pereira sobre o evento que discutiu temas estratégicos relacionados ao desenvolvimento rural, à agroecologia, à segurança alimentar e ao fortalecimento da agricultura familiar.
“Eles trouxeram a realidade dos campos, das águas e das florestas e as necessidades para assegurar a produção de alimentos saudáveis e a conservação dos recursos florestais, num momento tão importante que é esse de mudanças climáticas. E na Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, a ser realizada em março de 2026, em Brasília, os 38 delegados eleitos vão representar a diversidade dos territórios rurais do Pará e defender essas pautas, que incluem assistência técnica, a regularização ambiental e fundiária e o uso de tecnologias agroflorestais adaptadas à realidade dos nossos agricultores familiares e comunidades tradicionais”, complementou Cássio Pereira.
“O olhar de quem tá na ponta, de quem vê, de quem sente, de quem precisa da política pública, melhora ela”, ressaltou o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar no Pará, Edson Jr. Segundo ele, a intervenção dos agricultores é fundamental para aperfeiçoar as ações do poder público, seja ele estadual, municipal ou federal.
“Na conferência nós temos a oportunidade de trazer as demandas das nossas comunidades, do nosso povo”, destacou a agricultora de Pauapebas, no sudeste do Pará, e coordenadora estadual da Federação dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Pará (Fetraf) Noemi Gonçalves, eleita delegada para representar o Pará na Conferência Nacional.
“Participar da conferência em Brasília, significa defender o nosso povo, defender a nossa pauta, defender a reforma agrária do estado do Pará, o povo do campo”, reforçou Noemi.
João Batista Pereira, coordenador da Fundação Viver, Produzir, Preservar, organização da sociedade civil na região da Transamazônica e Xingu, entende que a agricultura familiar vive um novo desafio na transição climática.
“Considerando a questão da emergência climática, considerando as novas técnicas de produção, a sociobioeconomia, realmente há necessidade de atualizar o planejamento, atualizar as políticas públicas para que a gente possa avançar em termos de produção de comercialização, mas também de equilíbrio com o meio ambiente”, defendeu.
Pecuária Sustentável.
Ainda, durante a Conferência, um evento técnico sobre o desenvolvimento de práticas pecuárias sustentáveis marcou a programação, na noite de sexta-feira (30), com a apresentação do Programa Estadual Pecuária Sustentável e do Cheque Pecuária, pelo zootecnista e especialista da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) Rafael Peniche.
Rafael detalhou o projeto que tem o objetivo de promover uma nova pecuária no estado, com alta produtividade, transparência e com responsabilidade social e ambiental em todas as etapas da cadeia. A diretriz foi definida pelo governador Helder Barbalho para transformação do modelo de produção agropecuária e estruturação de uma nova economia baseada na floresta viva, que alia geração de renda, sustentabilidade, inovação e justiça social no Pará.
Com foco na construção de um modelo produtivo sustentável e inclusivo, a programação também teve a participação do professor, agricultor agroflorestal e fundador do Instituto Vida e Sintropia da Amazônia (Ivisam), Vicente Cirino. Ele apresentou aos participantes técnicas pecuárias ambientalmente responsáveis desenvolvidas pelo instituto no município de Irituia, no nordeste paraense.
Feira da Agricultura Familiar
Produtos orgânicos e fruto da sociobioeconomica foram expostos em uma feira da agricultura familiar durante a conferência. Os trabalhadores do campo e de comunidades tradicionais apresentaram mel, licores, biojoias, doces e alimentos produzidos sem agrotóxico para exposição e comercialização.
