Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Seduc realiza formação do Prodep para Diretorias Regionais da Região Metropolitana

Programa Dinheiro na Escola Paraense fortalece a autonomia das escolas na gestão de recursos, com mais transparência, segurança e eficiência administrativa

Por Ivana Barreto (SEDUC)
19/02/2026 19h57

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) iniciou, nesta quinta-feira (19), a formação do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), direcionada aos dirigentes das Diretorias Regionais de Ensino (DREs) de Belém, Ananindeua e Santa Bárbara do Pará. A programação segue até esta sexta-feira (20), atendendo, inicialmente, a Região Metropolitana, com apresentação das novas diretrizes do programa e dos critérios de repasse previstos para 2026.

Durante o treinamento, foram repassadas orientações sobre o preenchimento do Plano de Aplicação Financeira (PAF), além da apresentação de exemplos práticos de utilização dos recursos destinados às unidades escolares. A formação também detalhou o dispositivo Aluno Seguro, sistema de controle de acesso e frequência por reconhecimento facial, que pode ser adquirido com recursos do Prodep e contribui para uma gestão mais inteligente e segura nas escolas.

Segundo a coordenadora do Prodep, Luciana Silva, a capacitação é estratégica para garantir a correta aplicação dos recursos públicos.

“Esse momento é fundamental para garantir mais eficiência, transparência e agilidade na execução dos recursos. Atualmente, já temos 83% das escolas aptas ao recebimento do recurso em 2026, o que demonstra o comprometimento das equipes escolares”, destacou.

A programação de formações terá continuidade no interior do Estado, no período de 23 a 27 de fevereiro, ampliando o alcance das orientações às demais regionais. O prazo para o preenchimento do PAF segue até o dia 30 de março.

Aluno Seguro reforça controle de acesso e frequência

O Programa Escola Segura tem como objetivo controlar a frequência dos estudantes e reforçar a segurança no ambiente escolar. O sistema utiliza reconhecimento facial para registrar a entrada dos alunos, enviar relatórios de presença às famílias e apoiar a gestão escolar no acompanhamento da frequência.

O diretor de Recursos Tecnológicos da Seduc, Jó Helder Vasconcelos, explica que a tecnologia permitirá maior integração dos dados escolares.

“A proposta é controlar o acesso à escola e garantir aos pais a confirmação da presença dos alunos. O sistema poderá ser integrado ao IGEP, permitindo que a frequência registrada na entrada já apareça na caderneta eletrônica do professor. Isso também ajuda a identificar alunos que estão na escola, mas não em sala de aula, além de reforçar o controle de acesso e a segurança”, afirmou.

O sistema funciona em caráter opcional, mediante adesão das unidades escolares, por meio de recursos do Prodep. A estimativa inicial é que cerca de 220 escolas da Região Metropolitana tenham condições estruturais de implantar a tecnologia, com potencial de expansão para mais de 800 unidades em todo o Estado.

O reconhecimento facial já está em funcionamento como projeto piloto em uma escola de Ananindeua e utiliza tecnologia homologada pela Seduc, com alto índice de precisão no reconhecimento de estudantes e servidores.

Prodep fortalece autonomia e gestão escolar

O Programa Dinheiro na Escola Paraense é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que fortalece a autonomia e impulsiona a gestão escolar em parceria com os conselhos escolares.

Desde 2023, já foram repassados mais de R$ 232 milhões às escolas da rede estadual. Somente em 2025, o investimento ultrapassou R$ 95 milhões, beneficiando 708 unidades escolares em todo o Pará, com foco na melhoria da infraestrutura e no fortalecimento da participação da comunidade escolar na construção de uma educação pública de qualidade.