Gestão do HGT encerra carnaval inclusivo junto aos seus usuários pediátricos e seus acompanhantes
A iniciativa proporcionou momentos de alegria, descontração e acolhimento, contribuindo para um ambiente mais leve e inclusivo
A gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT) encerrou, na terça-feira (17), a programação carnavalesca da unidade com uma ação voltada à humanização e à inclusão dos usuários pediátricos. A atividade foi realizada na Brinquedoteca do hospital e contou com a produção de penteados coloridos, pinturas temáticas de Carnaval, músicas infantis e outras ações lúdicas.
A iniciativa proporcionou momentos de alegria, descontração e acolhimento, contribuindo para um ambiente mais leve e inclusivo, respeitando as necessidades dos pequenos pacientes e reforçando o compromisso do HGT com uma assistência integral, humanizada e centrada no cuidado. A ação foi conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização da unidade hospitalar.
Para a vice-presidente do GTH, Jessica Raiane Oliveira da Silva, a ação de Carnaval realizada com as crianças teve grande relevância por contribuir para a humanização do ambiente hospitalar. Segundo ela, a internação afasta a criança de seu espaço habitual, da rotina, da sensação de segurança e do convívio com as brincadeiras, o que pode gerar sentimentos como medo, insegurança e tristeza.
“Ao levar o lúdico para dentro do hospital, a iniciativa resgata elementos da infância, como cores, fantasia, música e alegria, transformando, mesmo que por algumas horas, um espaço de cuidado em um ambiente de acolhimento, leveza e celebração”, destacou.
Entre os participantes do evento, esteve Elane Chagas da Silva, 33 anos, mãe e acompanhante da menina Giovanna da Silva Sousa, 6 anos, que agradeceu a iniciativa do hospital. “Eu achei essa ideia muito boa porque levou alegria para as crianças internadas, tendo em vista que, em casa elas são acostumadas a brincar e, quando vêm para o hospital, se sentem tristes, entediadas. Obrigada”.
A profissional complementa que trabalhar o tema do Carnaval por meio do brincar possibilitou às crianças expressarem suas emoções de forma espontânea, sentindo-se acolhidas e respeitadas. A iniciativa reforça que o cuidado com a saúde vai além dos procedimentos assistenciais, envolvendo também afeto, leveza e o direito de continuar sendo criança, mesmo em um momento delicado de internação.
Programação - As ações comemorativas ao Carnaval tiveram início dia 13 e se estenderam até ontem, 17. Entre os dias 13 e 14, foram realizadas ações especiais de educação em saúde e humanizada, que uniram alegria, acolhimento e inclusão junto aos usuários, acompanhantes do HGT e estudantes da rede municipal.
A primeira ação foi realizada com um animado bloquinho que percorreu diversos setores do hospital, levando leveza e descontração aos usuários, acompanhantes e colaboradores, sempre com respeito, sensibilidade e atenção à segurança assistencial.
A segunda ação foi extramuros de prevenção à gravidez na adolescência, ampliando o diálogo sobre responsabilidade, planejamento e projeto de vida que levou informação e orientação aos estudantes da Escola Estadual São Francisco de Assis, em Tailândia, fortalecendo o vínculo entre o hospital e a comunidade.
HGT - O Hospital Geral de Tailândia (HGT) dispõe de 71 leitos. O acesso aos serviços é por meio da Central de Regulação Municipal. Os atendimentos de urgência e emergência são realizados em regime de livre demanda ou por encaminhamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Rodoviária.
Texto: Ascom/HGT
