Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E NATUREZA

Pronto Socorro Dr. Roberto Macedo incentiva a educação ambiental entre crianças internadas

Informações sobre coleta seletiva e recolhimento de resíduos eletrônicos fizeram parte da programação alusiva ao Dia da Educação Ambiental

Por Joelza Silva (PSRM)
30/01/2026 19h38

Em alusão ao Dia da Educação Ambiental - 26 de Janeiro, a Comissão de Sustentabilidade do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, em Belém, promoveu uma programação com vídeos e jogos infantis digitais em computador para crianças internadas, enfatizando atitudes que preservam o meio ambiente. A ação faz parte do Projeto “Dialogando sobre Sustentabilidade”, iniciativa da Comissão que promove abordagens a pacientes, acompanhantes e visitantes sobre temas relacionados à educação ambiental e saúde humana. O evento teve a parceria do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

Ação foi realizada no auditório da unidade de saúde

“Pensamos essa atividade com muito cuidado, unindo jogos on-line, diálogo e afeto, para que crianças e mães aprendessem juntas sobre o cuidado com o meio ambiente. Falamos sobre a coleta seletiva, explicando que no nosso Pronto-Socorro também recolhemos resíduos eletrônicos, doamos itens reaproveitáveis e garantimos o destino correto desses materiais, evitando a contaminação do solo e da água”, informou a presidente da Comissão de Sustentabilidade, engenheira ambiental Rayane Pereira.

Durante a programação foram repassadas às mães informações sobre segregação de resíduos infectantes, que não podem ser misturados com o lixo comum ou reciclável devido a riscos à saúde. “Quando a educação ambiental é promovida entre gerações, ela deixa de ser apenas informação e se transforma em consciência, cuidado e responsabilidade compartilhada. É assim que vamos construindo, dia após dia, um futuro mais sustentável”, disse Rayane Pereira.

Sheila Alves, residente no Bairro Distrito Industrial, em Ananindeua (município da Região Metropolitana de Belém), mãe do paciente Estevão da Silva Moraes, 6 anos, contou que “é a primeira vez que vejo uma ação assim, voltada às crianças hospitalizadas. Os profissionais que organizaram essas atividades estão de parabéns”.

Estevão e Raylane aprovaram a programação

Aprendizado - Sete crianças liberadas pela equipe multiprofissional da internação pediátrica para participar do evento no auditório, e apenas Estevão e Raylane Prestes Zagalo da Silva, 6 anos, residente no Bairro Sideral, permaneceram no local além do prazo previsto, atentos a cada descoberta e informação.

Estevão disse que gostou dos jogos porque aprendeu sobre cuidados para não poluir o meio ambiente. “Aprendi que não podemos jogar lixo no chão para não sujar o planeta”, acrescentou. Raylane também aprovou a iniciativa.

Para a diretora Administrativa e Financeira do PSRM, Arlete Ribeiro, as ações promovidas pelo Projeto "Dialogando sobre Sustentabilidade" reforçam o compromisso da unidade com a assistência em saúde, a formação cidadã e a responsabilidade socioambiental. 

“Ao levar às crianças internadas a importância da coleta seletiva e da preservação do meio ambiente, conseguimos unir cuidado, educação e conscientização em um momento tão sensível quanto o da internação hospitalar. Entendemos que cuidar da saúde vai além do tratamento clínico. Envolve também promover um ambiente mais saudável, sustentável e consciente para as futuras gerações. Iniciativas como essa mostram que pequenas atitudes, quando incorporadas ao dia a dia, têm um impacto significativo na preservação dos recursos naturais e na construção de um futuro melhor”, ressaltou Arlete Ribeiro.

Serviço: O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo integra a rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade funciona em regime de plantão 24 horas, na Avenida Augusto Montenegro, Bairro Parque Guajará, com atendimento às urgências e emergências clínicas, e também demandas reguladas pela Sespa, a exemplo de casos clínicos e críticos, encaminhados para tratamentos em especialidades de cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia, com a realização de cirurgias minimamente invasivas (videolaparoscopia).