Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Adolescente com autismo realiza sonho de conhecer a estrutura do Detran

Deryck Lima, 15 anos, foi convidado a visitar o órgão de trânsito, onde conheceu projetos de educação e a rotina dos servidores. A mãe do adolescente é beneficiária do 'CNH Pai D’Égua'.

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
30/01/2026 16h11

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) recebeu, na manhã desta sexta-feira (30), a visita do adolescente Deryck Lima, 15 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 2 de suporte. Acompanhado da mãe, ele realizou o sonho de conhecer de perto o órgão pelo qual sempre demonstrou grande interesse. O jovem conheceu a estrutura, os serviços e a rotina de trabalho diário do Detran, em uma experiência marcada por acolhimento, inclusão e emoção.

Deryck no espaço do Projeto Detranzinho

Desde o primeiro momento, Deryck foi recebido com atenção e cuidado. A visita foi acompanhada pela diretora-geral do Detran, Renata Coelho, que conduziu o adolescente pelos espaços institucionais, apresentando cada etapa do funcionamento do órgão e garantindo que ele se sentisse confortável. A presença da gestora reforçou o compromisso do Detran com a humanização do atendimento e a construção de um serviço público acessível e inclusivo.

Deryck Lima conheceu a área de atendimento ao público, onde observou a rotina dos servidores e entendeu como são realizados os serviços essenciais à população, como emissão de documentos, orientações aos condutores e ações de organização do trânsito. Atento a cada explicação, o adolescente demonstrou entusiasmo e curiosidade, fazendo observações e absorvendo informações que reforçam seu interesse pelo trânsito.

Ele viu que o trabalho realizado vai além da fiscalização, envolvendo planejamento, educação, atendimento ao público, orientação e cuidado com a vida - fundamentais para um trânsito mais seguro.

Na visita ao Detranzinho, espaço educativo voltado à formação de crianças e jovens para um trânsito mais consciente, Deryck teve contato com atividades lúdicas, que simulam situações do dia a dia no trânsito, possibilitando aprendizado de forma leve e acessível. Ele também esteve na brinquedoteca.

A diretora Renata Coelho ao lado do adolescente e das servidoras que acompanharam a visita

Compromisso com cidadania - Para a diretora Renata Coelho, a experiência reflete o papel social da instituição. “O Detran é um órgão que cuida de pessoas. Acolher o Deryck, ouvir sua história e respeitar suas particularidades é reafirmar o nosso compromisso com a cidadania, a inclusão e um serviço público mais humano e sensível às diferenças”, ressaltou a gestora.

A mãe de Deryck, Angelina de Melo Lima, disse que o convite feito pelo Detran simboliza acolhimento e respeito às particularidades. Angelina é beneficiária do Programa Social CNH Pai D'Égua, e recentemente recebeu a primeira habilitação, momento em que informou sobre o desejo do filho de conhecer o órgão.

Deryck e sua mãe, Angelina, participante do Programa CNH Pai D’Égua, mantido pelo Governo do Pará

“Quando recebemos esse convite, fiquei muito feliz. O Deryck é apaixonado pelo Detran, e esse acolhimento que ele recebeu significa muito para nós. Meu filho é autista, suporte nível 2. Ver ele sendo recebido com tanto carinho, não tem preço. Ele está encantado com a visita. Não quer nem sair daqui. Para mim, é uma alegria imensa viver esse momento ao lado dele”, disse Angelina.

CNH Pai D’Égua - Deryck Lima acompanhou atentamente cada atividade e relatou os momentos que mais o marcaram. “Eu achei a visita muito bacana. Conheci o Detranzinho, a brinquedoteca, desenhei, tirei foto e também conheci a diretora Renata Coelho. Antes, eu só conhecia o Detran de longe. Depois que minha mãe participou do evento da CNH Pai D’Égua, comecei a pesquisar, a estudar a história do Detran, e passei a sonhar em conhecer tudo por dentro. Agora que conheci, achei muito bonito, moderno. Gostei muito, mesmo”, contou.

Ao final da visita, Deryck deixou o prédio do Detran emocionado. A iniciativa reforça o compromisso do Detran com a humanização do atendimento e a inclusão de pessoas com deficiência, fortalecendo a relação entre o órgão e a sociedade.

Texto: Brendo Freitas - Ascom/Detran