Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Formações no Planetário do Pará ampliam qualificação da equipe

Capacitações envolvem áreas como astronomia, geologia, educação e tecnologia

Por Monique Hadad (UEPA)
29/01/2026 13h00
Foram realizadas formações específicas sobre as áreas que integram o centro de ciências.

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2026, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), promove uma série de formações voltadas a estagiários e técnicos, com o objetivo de fortalecer a atuação pedagógica e científica da equipe. 

De acordo com a pedagoga Valdete Barra, as oficinas buscam desenvolver competências pedagógicas, científicas e comunicativas, contribuindo para a qualificação da mediação do conhecimento em ciências. “A proposta é promover experiências educativas significativas, inclusivas e alinhadas à missão do Planetário do Pará”, explica.

Entre as formações ofertadas estão as oficinas de Reconhecimento do Céu Noturno, Astroquímica, Manutenção de Telescópios, além de atividades específicas nas áreas de Química, Física, Matemática, Biologia, Pedagogia e Acessibilidade. As ações são conduzidas por professores e técnicos que atuam no CCPPA, entre eles Alice Sousa, Eliza Souza, Fernanda Barros, Gabriel Condurú, Ivanete Moreira, Katiane Melo, Nelson Cardoso, Valdete Barra e Vania Lobo.

Durante ciclo de formações, os estagiários do CCPPA visitaram o Museu de Geociências da UFPA.

A oficina Reconhecimento do Céu Noturno, por exemplo, tem como finalidade capacitar os estagiários na identificação autônoma dos principais corpos celestes e padrões estelares visíveis a olho nu, fornecendo as bases teóricas e práticas de mecânica celeste e navegação visual. “O curso visa preparar a equipe para conduzir sessões de observação pública, promovendo a alfabetização científica e a valorização da observação do céu noturno”, afirma o técnico em Física do CCPPA e ministrante da atividade, Gabriel Condurú.

O estagiário da área de Física do Centro de Ciências e Planetário do Pará, Abner Henrique Farias, destaca a importância da formação em Reconhecimento do Céu Noturno para sua trajetória acadêmica e profissional: “A formação foi muito importante pra mim. Não só por causa do trabalho que a gente desenvolve no Planetário, nas observações e nas sessões de cúpula, mas também porque eu pretendo seguir na área de Astrofísica. Então, essa formação fortalece muito essa minha vontade de continuar nesse caminho.”

Estagiários participaram de atividade prática, ocorrida na quarta-feira (28), na UFPA.

Além das oficinas técnicas, a programação inclui uma formação sobre Inteligência Artificial, ministrada pelo docente e diretor de Desenvolvimento Institucional da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Wanderson Quinto; uma roda de conversa intitulada “Autoconhecimento e relações: o papel das emoções na vida profissional”, conduzida pela técnica administrativa do setor de Recursos Humanos da Uepa, Maria de Nazaré Gonçalves, formada em Psicologia; e a oficina Oratória e Acolhimento no Espaço Educativo, com José Ruy Carvalho.

Formação potencializa atuação científica 

Os estagiários do CCPPA também receberam a formação “Geodiversidade, Paleobiodiversidade e Patrimônio: do Universo à Amazônia Pré-Histórica”, de 26 a 28 de janeiro, ministrada pelo docente de Geologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Joelson Soares, e pela coordenadora do Projeto Mar Perdido de Pirabas, Laura Rojas. Ambos são integrantes do projeto de extensão Paleoexploradores, dedicado ao estudo, divulgação e preservação do patrimônio paleontológico.

Conforme o professor Joelson Soares, a iniciativa busca ampliar a formação técnica da equipe do Centro de Ciências e Planetário do Pará na área geológica. “A proposta é realizar uma capacitação para identificação de rochas e minerais que fazem parte do acervo do Planetário. A gente firmou essa parceria justamente para fortalecer esse conhecimento, quanto também em Paleontologia. Isso se conecta com um projeto que está sendo financiado pelo Governo do Estado, em que vamos reproduzir o antigo Mar de Pirabas, que existia há cerca de 25 milhões de anos, e ocupava regiões onde hoje estão municípios como Capanema, por exemplo”.

Atividade integrou o ciclo de formações e ampliou a formação técnica da equipe.

A coordenadora do Projeto Mar Perdido de Pirabas, Laura Rojas, destaca o papel do CCPPA como um espaço estratégico para a popularização da ciência e para a formação prática de estudantes. Segundo ela, o ambiente permite integrar diferentes iniciativas e alcançar públicos diversos, além de cumprir uma função social e educativa fundamental.

“O Planetário é um espaço de ciências, e a gente entende ele como um grande guarda-chuva, que permite articular várias ferramentas e projetos. Ele alcança públicos muito diversos e é uma ponte enorme para a gente conseguir o objetivo de popularizar a ciência. É um espaço importante como fonte de conhecimento e também como patrimônio da sociedade paraense. Tem sido muito interessante acompanhar como ele está em constante crescimento, e é muito bonito poder contribuir com isso. Além disso, é um espaço privilegiado, porque oferece a oportunidade de ter estudantes atuando, aprendendo a ser mediadores, a ser guias. É uma aprendizagem prática que é necessária dentro da academia”, ressalta.

A estagiária da área de Biologia do CCPPA, Vanessa Ramos, afirma que o ciclo de formações trouxe impactos diretos na forma como ela conduz as atividades no espaço. “Compreender como os processos terrestres moldaram o nosso mundo me permite explicar às crianças que as rochas e paisagens não são estáticas, mas sim registros que ajudam a conhecer o passado para interpretar o presente”.

Oficinas buscam desenvolver competências pedagógicas, científicas e comunicativas.

Agendamento escolar e visitações públicas

Estão abertas, no momento, as solicitações de agendamento para visitas escolares referentes a fevereiro, com início a partir do dia 19. Os agendamentos podem ser feitos presencialmente no CCPPA, pelo telefone (91) 3284-9116 ou pelo e-mail agenda.planetario@uepa.br.

As visitações públicas retornam no dia 21 de fevereiro. A partir dessa data, o Planetário do Pará funcionará regularmente às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, com entrada gratuita, e aos sábados, das 8h30 às 11h30, com ingressos no valor de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).