Seduc reforça combate a fraudes em PSS com treinamento especializado para equipes técnicas
Evento online reuniu 100 técnicos de diversas regiões do Estado para garantir segurança jurídica e lisura na análise documental dos PSS
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (Sagep), promoveu, nesta quinta-feira (8), evento formativo voltado às equipes das Diretorias Regionais de Ensino (DREs), da capital e do interior do Estado, com foco na análise e identificação de documentos falsos apresentados nos Processos Seletivos Simplificado (PSS).
A formação, que foi realizada em formato online, teve como objetivo instrumentalizar os técnicos responsáveis pela análise documental, garantindo que o exame dos documentos apresentados pelos candidatos seja realizado de forma ágil e com a segurança jurídica necessária. A ação foi coordenada pela Diretoria de Planejamento, Seleção e Evidências (DIPSE) vinculada à Sagep e contemplou 100 servidores da área técnica da rede estadual.
Durante o evento, a Corregedoria da Seduc participou orientando os servidores sobre os procedimentos e ferramentas adequadas para identificar e confirmar a veracidade dos documentos apresentados, assegurando a lisura e a transparência dos certames. Além disso, os gestores foram orientados sobre as providências que devem ser adotadas sempre que forem identificadas inconsistências em documentos escolares registrados na base do sistema disponibilizado pela Seduc.
A secretária-adjunta de Gestão de Pessoas, Hellen Nyde, destacou que a iniciativa fortalece o cuidado e atenção em todas as fases dos processos seletivos e contribui para a transparência das ações da secretaria.
“Essa formação é fundamental para garantir segurança jurídica ao Processo Seletivo Simplificado, assegurando que todas as etapas sejam conduzidas com responsabilidade, agilidade e respeito às normas. Nosso objetivo é proteger a lisura do certame e orientar tanto os servidores quanto os candidatos sobre a importância da veracidade das informações apresentadas”, afirmou.
A Seduc também reforça o alerta aos candidatos do PSS sobre a necessidade de apresentar documentos verídicos durante o processo seletivo. A entrega de informações ou documentos falsos pode resultar em penalidades previstas em lei, incluindo a eliminação do certame e outras medidas cabíveis.
