Estações Cidadania garantem funcionamento ao público nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro
As estações simplificam a vida do cidadão, que pode resolver diversas demandas cotidianas de forma prática e centralizada
Durante as festas de final de ano, as nove Estações da Cidadania em funcionamento no Estado irão estar abertas ao público nos dias 22 e 23 de dezembro, e também nos dias 29 e 30 deste mês. As Estações da Cidadania funcionam como centros de atendimento multifuncionais, reunindo, em um único espaço, serviços essenciais oferecidos por órgãos municipais, estaduais e federais. Esse modelo simplifica a vida do cidadão, que pode resolver diversas demandas cotidianas de forma prática e centralizada.
“As Estações da Cidadania desempenham um papel fundamental na vida dos cidadãos paraenses, oferecendo serviços essenciais de forma prática e centralizada. Mesmo em um período festivo, queremos garantir que a população tenha acesso a esses serviços, mesmo em um período de descanso. As unidades estarão abertas nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro, com uma ampla oferta de serviços, como emissão de documentos, orientação jurídica e consulta de processos. Estamos comprometidos com a descentralização dos serviços públicos e com a facilidade de acesso para todos. Durante este ano, estão em andamento obras de modernização em 3 estações (Guamá, Icoaraci e Santarém), além da implantação de três novas: em Breves e nas estações do BRT Metropolitano de Ananindeua e Marituba", explicou Gabriela Duarte, diretora de Desenvolvimento de Gestão da Seplad.
Vale ressaltar que na quarta-feira (24), na quinta-feira (25) e sexta-feira (26), assim como nos dias 31 de dezembro de 2025 e 1º de janeiro de 2026, as unidades da Estação da Cidadania não vão abrir ao público. A medida está amparada pelo Decreto n° 4.464, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), em edição extra, de nº 36.131, do dia 10 de fevereiro de 2025.
Conceição Pinheiro, moradora de Salvaterra, no Marajó, utilizou os serviços da Estação Cidadania pela segunda vez e conta que escolheu agendar para esta data por ser um período mais tranquilo. “É a minha segunda vez aqui, tirei a minha identidade e agora estou tirando o RG digital. O atendimento foi bom, como tem muitas pessoas que estão atendendo, aí se torna mais rápido. E já aproveitando o final de ano que está tranquilo meu marido trouxe recentemente nossa filha e ela já tirou a identidade. Agendei meu atendimento justamente para esta data por ser uma data que geralmente tem menos movimento. Indiquei a estação para muitas pessoas, e através de mim já vieram várias, pois não é uma coisa bagunçada, é tudo muito organizado e é ótimo um local”, contou Conceição.
As Estações da Cidadania oferecem diversos serviços para a população, como emissão de RG; consulta de restituição de IRPF; recepção de processos; retirada de documentos CRV, CRLV e digital; análise de processos; seguro-desemprego; emissão de CTPS digital; cadastro de emprego; consulta processual; orientação e proteção aos direitos do consumidor e muito mais.
As Estações da Cidadania estão estrategicamente distribuídas por diversas regiões do Estado, com unidades em Belém, Ananindeua, Marabá, Santarém, Tucuruí, Itaituba e Parauapebas. Elas também atendem municípios vizinhos, oferecendo serviços essenciais que, antes, exigiam que os cidadãos percorressem longas distâncias. Em Marabá e Santarém, os números de atendimentos reforçam a importância dessas unidades para as populações do sul, sudeste e oeste do Estado, destacando sua relevância para a descentralização dos serviços públicos.
“É a minha primeira vez na Estação. Como estamos no fim do ano, aproveitei para tirar o RG. Achei que iria demorar, mas foi bem rápido, já que fiz o agendamento e tem muitos funcionários atendendo. Fui muito bem atendida! Agora pretendo voltar com meu filho ainda nesse período e indicar o serviço para uma amiga que precisa renovar o RG”, contou Maria Silene Nascimento, podóloga.
Até o final de novembro deste ano, as Estações da Cidadania registraram mais de 496 mil atendimentos, cobrindo serviços como emissão de documentos, assistência social, orientação jurídica, mediação, cadastro e muitas outras áreas que impactam diretamente a rotina dos paraenses. Esse número expressivo destaca a relevância da rede e o papel estratégico dessas unidades na descentralização dos serviços públicos.
De acordo com os dados levantados, os serviços mais procurados nas Estações da Cidadania, tanto da região metropolitana quanto das localizadas no interior do Pará, são: Detran, com 180.779 atendimentos; Banpará, com 64.494 atendimentos; Seaster, com 56.877 atendimentos; Polícia Civil, com 42.481 atendimentos; e Sefin, com 65.378 atendimentos.
