Fasepa realiza aplicação do ENEM PPL 2025 em unidades socioeducativas
Iniciativa garante o direito à educação de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, e reafirma o compromisso com a formação escolar
Nos dias 16 e 17 de dezembro, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) aplica o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL) 2025, nas unidades socioeducativas do Pará. A iniciativa assegura o direito à educação de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, reafirmando o compromisso com a formação dos adolescentes.
Ao todo, 45 socioeducandos participam do exame, distribuídos entre unidades de internação e de semiliberdade. A aplicação ocorre em ambientes adequados, organizados e seguros, em conformidade com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), garantindo a lisura e a qualidade do processo avaliativo.
O ENEM PPL possibilita a avaliação dos conhecimentos adquiridos ao longo do ensino médio e, a partir desta edição, também permite a conclusão dessa etapa da educação básica. Além disso, as notas obtidas podem ser utilizadas nos principais processos seletivos de acesso ao ensino superior.
Para Alan Lima, representante do Eixo Educação da Fasepa, o exame representa uma oportunidade concreta de transformação. “O ENEM possibilita que os socioeducandos avaliem seus conhecimentos do ensino médio e, a partir deste ano, também concluam essa etapa da educação básica”, destacou. Ele reforça ainda que “o exame permite a obtenção de notas para participação em importantes programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)”.
A aplicação do ENEM PPL 2025 conta com a atuação direta de servidores da Fasepa, entre coordenadores pedagógicos, chefes de sala e aplicadores. Em cada unidade socioeducativa, há a presença de um coordenador pedagógico e de um coordenador local do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsáveis pela organização, acompanhamento e fiel cumprimento dos protocolos do exame.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Pará, por meio da Fasepa, com a educação como eixo estratégico da política socioeducativa, promovendo inclusão social, exercício da cidadania e a construção de novas oportunidades de vida para os socioeducandos.
Texto de Dani Valente
